A PURIFICAÇÃO FINAL ou PURGATÓRIO
1031. A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença (622) e de Trento (623). A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura (624) fala dum fogo purificador:
«Pelo que diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento, um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se alguém proferir uma blasfémia contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado nem neste século nem no século futuro (Mt 12, 32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e outras no mundo que há-de vir» (625).
1032. Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2 Mac 12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos:
«Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Job foram purificados pelo sacrifício do seu pai (627) por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações» (628).
Nossa Senhora, em Fátima, ensinou-nos a rezar do seguinte modo:
“Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem".
E as que mais precisam são justamente as que estão no Purgatório.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ORAÇÕES PARA CADA DIA DA SEMANA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO
DOMINGO JESUS NO HORTO
SEGUNDA FEIRA JESUS É PRESO E CONDUZIDO A ANÁS
TERÇA FEIRA JESUS NA CASA DE CAIFÁS
QUARTA FEIRA JESUS ESCARNECIDO POR HERODES E FLAGELADO
QUINTA FEIRA JESUS É COROADO DE ESPINHOS
SEXTA FEIRA JESUS SOBE AO CALVÁRIO E É CRUCIFICADO
SÁBADO JESUS NA CRUZ
COMO SE REZA O TERÇO DAS CHAGAS
ABERTURA:
- Deus, vinde em nosso auxílio.
- Senhor, socorrei-nos e salvai-nos!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio agora e sempre. Amen.
ORAÇÃO INICIAL:
- Ó Jesus, Divino Redentor, sede misericordioso para connosco e para com o mundo inteiro. Amen.
- Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amen.
- Graça e misericórdia, meu Jesus, durante os perigos presentes. Cobri-nos com o Vosso Sangue Precioso. Amen.
- Pai Eterno, misericórdia, pelo Sangue de Jesus Cristo, Vosso Único Filho: tende misericórdia de nós, nós Vo-lo suplicamos. Amen, Amen, Amen.
NAS CONTAS GRANDES DO TERÇO
(em lugar do Pai Nosso)
- Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as Chagas das nossas almas.
NAS CONTAS PEQUENAS DO TERÇO
- Meu Jesus, perdão e misericórdia pelos méritos das Vossas Santas Chagas!
NO FIM
3 Avé-Marias e recita-se três vezes a jaculatória:
- Pai Eterno, eu Vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, para curar as Chagas das nossas almas.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
COROINHA PELOS DEFUNTOS
V/ - O nosso auxílio está no nome do Senhor,
R/ - Que fez o céu e a terra,
Salmo 129
R/ - Escutai, Senhor, a voz da minha súplica.
Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor:
Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos
Á voz da minha súplica. R
Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão,
Para serdes temido com reverencia. R
Eu confio no Senhor,
A minha alma confia na sua palavra.
A minha alma espera pelo Senhor,
Mais do que as sentinelas pela aurora. R
Mais do que as sentinelas pela aurora,
Israel espera pelo Senhor,
Porque no Senhor está a misericórdia
E com Ele abundantes redenção.
Ele há-de libertar Israel
De todas as suas faltas. R
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso
Nos esplendores da vida eterna.
Descansem em paz.
Ámen.
1 – Consideremos o estado comovedor das almas do Purgatório. Elas são justas, amigas de Deus e destinadas ao céu. Encontram-se terrivelmente atormentadas, sem poder fazer obra alguma meritória por si mesmas. Voltam-se então para nós pedindo a ajuda das nossas orações.
Uma Ave Maria, dez Pai Nossos e no fim: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso . . .
2 – Consideremos como podemos facilmente, por meio das nossas orações, ajudar as Almas do Purgatório e a obrigação que temos de sufragá-las, porque, se não podem ajudar-se a si mesmas, é justo e razoável pedir ao Altíssimo por elas que tanto suspiram por sair das penas do Purgatório e entrar no Paraíso para gozar eternamente da visão de Deus.
Uma Ave Maria, dez Pai Nosso e no fim: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso…
3 – Consideremos que as Almas do Purgatório por nos socorridas, quando estiverem no céu, como esposas singularmente amadas por Deus, intercederão com o máximo empenho junto da sua Divina Majestade por quem com tanta piedade as libertou das penas do Purgatório. Na verdade, isto devia ser para nós motivo suficiente para sufragar abundantemente aquelas Almas, para ajuda-las a alcançar, o mais cedo possível, o céu, onde não deixarão de ser nossas particulares advogadas e fervorosas intercessoras.
Uma Ave Maria, dez Pai Nossos e no fim: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso . . .
Ao terminar esta Coroa de nosso Senhor Jesus Cristo, oferecemo-la ás suas santíssimas Chagas para que elas seja de refrigério para as Almas do Purgatório, e em particular para aquelas que foram devotas desta santo exercício.
Uma Ave Maria, dez Pai Nossos e no fim: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso . . .
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OITAVA PELOS DEFUNTOS
AO PAI ETERNO
A JESUS CRISTO
AO ESPÍRITO SANTO
A MARIA SANTÍSSIMA
A SÃO MIGUEL
A SÃO JOSÉ
ÀS ALMAS DO PURGATÓRIO
ORAÇÕES PELOS PARENTES DEFUNTOS PELOS PRÓPRIOS PAIS
ORAÇÕES PELOS PARENTES DEFUNTOS PELO PRÓPRIO MARIDO OU ESPOSA
ORAÇÕES PELOS PARENTES DEFUNTOS PELOS PARENTES AMIGOS E BENFEITORES
ORAÇÕES PELOS PARENTES DEFUNTOS PELOS IRMÃOS E IRMÃS
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - -
REZAR PELOS DEFUNTOS COM O BEATO TIAGO ALBERIONE
O padre Alberione pediu aos seus "filhos" (membros das congregações por ele fundadas) para dedicarem as primeiras terças-feiras de cada mês à oração pelos irmãos falecidos, pelos sufrágio destas almas e para poderem eles mesmo evitar as penas do Purgatório.
COROINHA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO
Senhor, meu Criador e Redentor, eu creio que na Vossa justiça criastes o Purgatório para aqueles que passam desta vida á eternidade sem haver pago completamente as dívidas de culpa e de pena. E creio que na Vossa misericórdia aceitais os sufrágios, especialmente o santo sacrifício da Missa, para seu alívio e libertação. Reavivai em mim a Fé e infundi em mim sentimentos de piedade para com esses amados irmãos que sofrem.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua; descansem em paz. Amen
Senhor Jesus Cristo, Rei da glória, por intercessão de Maria, e de todos os santos, acolhei no Vosso Reino os que morrem. E vós, São Miguel Arcanjo, guiai-nos para a luz santa que Deus prometeu a Abraão e aos seus descendentes. Ofereço-Vos, Senhor, sacrifícios e orações de louvor; aceitai-os pelos que adormeceram e fazei-os passar para a luz eterna.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua; descansem em paz. Amen
Jesus, bom Mestre, suplico-Vos pelos que morreram e a quem sou devedor de reconhecimento, justiça, caridade, parentesco. Recomendo-Vos ainda as pessoas que na Terra tiveram maiores responsabilidades: os sacerdotes, os governantes, os superiores, os religiosos. Peço-Vos ainda pelas almas mais abandonadas e mais devotas da Santíssima Eucaristia, da Santíssima Virgem, de São Paulo. Dignai-Vos chamá-los prestes para a celeste felicidade.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua; descansem em paz. Amen
Agradeço-Vos, ó Jesus, Divino Mestre, que descestes do Céu para libertar os homens de tantos males com a Vossa doutrina, santidade e morte. Suplico-Vos por aqueles que se encontram no Purgatório por causa da imprensa, cinema, rádio, televisão. Confio que estes, uma vez libertos das suas penas e admitidos ao gozo eterno, Vos orem e supliquem pelo mundo de hoje, a fim de que os inumeráveis bens que nos dispensastes, para a elevação da vida presente, sejam mesmo adoptados para o apostolado e para a vida eterna.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua; descansem em paz. Amen
Jesus misericordioso, pela Vossa dolorosa Paixão e pelo amor que me tendes, suplico-Vos, que me perdoeis as penas merecidas para esta ou para a outra vida com os meus pecados. Concedei-me espírito de penitência, delicadeza de consciência, ódio a toda a venialidade deliberada e as disposições necessárias para a aquisição das indulgências. Prometo sufragar, na medida das minhas forças, as que passarem desta vida à eternidade. E vós, Bondade infinita, infundi em mim um fervor cada vez mais vivo, para que um dia Vos possa contemplar, amar e gozar para sempre no Céu.
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua; descansem em paz. Amen
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
LADAINHA DOS SANTOS PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, verdadeiro Deus,
tende piedade das almas do Purgatório.
Filho, Redentor do mundo, verdadeiro Deus,
tende piedade das almas do Purgatório.
Espírito Santo, verdadeiro Deus,
tende piedade das almas do Purgatório.
Santíssima Trindade, um único Deus,
tende piedade das almas do Purgatório.
Santa Maria, rogai pelas almas do Purgatório.
Santa Mãe de Deus, rogai pelas almas do Purgatório.
São Miguel Arcanjo, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos Anjos e Arcanjos, rogai pelas almas do Purgatório.
Coros de Espíritos bem aventurados, rogai pelas almas do Purgatório.
São João Baptista, rogai pelas almas do Purgatório.
São José, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos Patriarcas e Santos Profetas, rogai pelas almas do Purgatório.
São Pedro, rogai pelas almas do Purgatório.
São Paulo, rogai pelas almas do Purgatório.
São João, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos Apóstolos e Santos Evangélicos, rogai pelas almas do Purgatório.
Santo Estêvão, São Lourenço, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos mártires, rogai pelas almas do Purgatório.
São Gregório, Santo Ambrósio, rogai pelas almas do Purgatório.
Santo Agostinho, São Jerónimo, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos Doutores, rogai pelas almas do Purgatório.
São Pio V, São Pio X, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos Pontífices, rogai pelas almas do Purgatório.
São João Maria Vianey, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos sacerdotes, confessores e levitas, rogai pelas almas do Purgatório.
São Pio de Pietrelcina, rogai pelas almas do Purgatório.
Santos frades e santos eremitas, rogai pelas almas do Purgatório.
Santa Teresinha e Santa Paulina, rogai pelas almas do Purgatório.
Santas virgens e religiosas, rogai pelas almas do Purgatório.
Santa Rita de Cássia, rogai pelas almas do Purgatório.
Santas viúvas, rogai pelas almas do Purgatório.
Vós todos, santos amigos de Deus, rogai pelas almas do Purgatório.
Sede-nos propício, perdoai-lhes Senhor.
Sede-nos propício, ouvi-nos Senhor.
De seus sofrimentos, livrai-as Senhor.
Da Vossa santa cólera, livrai-as Senhor.
Da severidade da Vossa justiça, livrai-as Senhor.
Do remorso da consciência, livrai-as Senhor.
Das tristes trevas que as cercam, livrai-as Senhor.
Dos prantos e gemidos, livrai-as Senhor.
Pela Vossa encarnação, livrai-as Senhor.
Pelo Vosso nascimento, livrai-as Senhor.
Pelo Vosso doce nome, livrai-as Senhor.
Pela Vossa profunda humildade, livrai-as Senhor.
Pela Vossa obediência, livrai-as Senhor.
Pelo Vosso infinito amor, livrai-as Senhor.
Pela Vossa agonia e sofrimentos, livrai-as Senhor.
Pela Vossa paixão e santa cruz, livrai-as Senhor.
Pela Vossa santa ressurreição, livrai-as Senhor.
Pela Vossa admirável ascenção, livrai-as Senhor.
Pela vinda do Espírito Santo, o Consolador,
no dia do julgamento, livrai-as Senhor.
Ainda que sejamos pobres e miseráveis pecadores,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Vós que perdoais aos pecadores sinceramente arrependidos e por isto salvastes o bom ladrão,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Vós que nos salvais por amor e misericórdia,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Vós que tendes as chaves da vida e da morte, da Salvação, purificação e perdição eterna,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-Vos livrar das chamas nossos parentes, amigos e benfeitores,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-Vos salvar todas as almas que gemem longe de Vós,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-Vos ter piedade daquelas que não têm intercessores neste mundo,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-Vos admiti-las no número de Vossos eleitos,
nós Vos pedimos, ouvi-nos!
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo,
dai-lhes o descanço eterno! (3 vezes)
ORAÇÃO:
Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis, concedei às almas dos Vossos servos e das Vossas servas a remissão de todos os pecados, a fim de que, pelas humildes orações da Vossa Igreja, elas obtenham o perdão que sempre desejaram. É o que Vos pedimos por elas, ó Jesus, que viveis e reinais por todos os séculos. Amen.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -