VINDE ESPÍRITO SANTO

 

V. Vinde, Espírito Santo.

R. Enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

 

V. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado,

R. E renovareis a face da terra.

 

V. Oremos: Ó Deus, que instruistes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos rectamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e que gozemos sempre da sua consolação.

 

Por Cristo nosso Senhor.

R. Amen.

 

Espírito Santo, alma da minha alma, eu Vos adoro.

 

Iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, consolai-me.

 

Dizèi-me o que devo fazer,

 

dai-me as vossas palavras.

 

Eu prometo submeter-me

 

a tudo o que desejardes de mim

 

e aceitar

 

tudo quanto permitirdes que me aconteça.

 

Concedei-me somente

 

conhecer sempre a vossa vontade.

 

Divino Espírito Santo,

 

eu Vos ofereço

 

todas as preces da Santíssima Virgem

 

e dos Apóstolos

 

reunidos no cenáculo.

 

Uno a elas

 

todas as minhas orações,

 

suplicando-Vos que Vos apresseis

 

a vir renovar a face da terra.

 

Adorável Espírito de Deus, Espírito vivificador e santificador, que desde o princípio da criação imprimistes nas criaturas o selo da perfeição que lhes convinha, passai por sobre mim como então passáveis por sobre as águas e derramai na minha alma as riquezas da graça e dos vossos dons, acrescentando força e constância, para que corresponda aos vossos divinos favores e jamais me canse de correr pelo caminho que leva ao céu.

 

Suplico-Vos ainda, ó Divino Espírito, Amor Eterno, que visiteis o coração de todos os vossos fiéis e o enchais da vossa divina graça; que visiteis o coração dos cristãos tíbios e desleixados e que reacendais neles o fogo do amor celeste; que visiteis o coração dos pecadores para o acordar do sono funesto da morte; e, finalmente, que visiteis as terras dos não evangelizados, que lhes deis de novo a vossa bênção e que envieis a essa grande seara muitos operários que recolham os preciosos frutos da Redenção.

 

Permanecei também comigo, Divino Espírito Santo, e abençoai-me desde o princípio deste dia, guiai os meus pensamentos, possuí os meus pensamentos, possuí os meus afectos, regulai a minha vontade, refreai os meus sentidos e dum modo especial a língua, e concedei-me a graça de chegar à noite, ou melhor, ao fim da vida sem vos ter causado nenhuma tristeza.

A minha alma, ó Divino Espírito Santo, regressa a Vós, para repousar à sombra das vossas asas e se unir mais intimamente a Vós, para gozar de um modo mais particular da vossa poderosíssima protecção durante as horas da noite, quando o demónio, como um leão que ruge anda à nossa volta procurando a quem devorar. Ah Bondade Infinita, livrai-me, livrai todas as almas das garras deste terrível inimigo; e para que ele nada tenha em nós, concedei-nos perfeita dor dos pecados cometidos, aplicai-nos os merecimentos do sangue de Jesus e perdoai-nos toda a culpa.

 

Enquanto as trevas da noite cobrem a terra, fazei, Senhor, brilhar sobre nós a vossa divina luz e tende misericórdia de nós.

 

Vinde, Espírito de Inteligência e de Ciência e visitai com novas luzes as almas daqueles que vigiam na oração e no estudo da vossa palavra.

 

Vinde, Espírito de Conselho, e fazei que no silêncio desta noite abram os olhos à verdade tantos infelizes que estão enganados pelo espírito do mundo ou presos pelos laços do erro.

 

Vinde, Espírito de Fortaleza, e ajudai-nos a superar todos os obstáculos que nos impedem a salvação da alma.

 

Vinde, Espírito de Temor, e fazei que uma só coisa nos inspire verdadeiro horror: o pecado.

 

Vinde, Espírito de Sabedoria e de Piedade, e fazei que todos os fiéis adormeçam esta noite com pensamentos santos na mente, e com uma palpitação de amor no coração; e assim também termine a nossa vida sobre a terra, quando, ó Amor Eterno, nos chamardes a uma vida melhor convosco no céu.

 

V/. - Senhor, ouvi a minha oração.

R/. - E chegue até Vós o meu clamor.

 

OREMOS

 

Visitai, Senhor, nós Vos pedimos, esta morada e afastai dela todas as ciladas do inimigo; que nela habitem os vossos Santos Anjos e que a vossa bênção esteja sempre connosco. Por Cristo Nosso Senhor.

 

Assim seja.

Espírito Santo,

 

que conduzis à Jerusalém celeste

 

os homens que a Vós se confiam,

 

recorro à vossa divina Providência,

 

entrego-me inteiramente a ela,

 

renuncio à minha vontade própria

 

para seguir unicamente a vossa.

 

Dignai-Vos dar-me a conhecer

 

a vossa Santa Vontade.

Amen.

SANTO E ADORÁVEL ESPÍRITO

 

fazei-me escutar a vossa amável voz,

 

refrescai-me com o vosso divino sopro.

 

Quero ser para Vós como leve pena,

 

para que o vosso sopro

 

me conduza para onde quiser

 

e eu não lhe ofereça

 

a menos resistência.

 

Amen.

 

Vinde, ó santo Espírito,

vinde, Amor ardente,

acendei na terra

vossa luz fulgente.

 

Vinde, Pai dos pobres:

na dor e aflições,

vinde encher de gozo

nossos corações.

 

Benfeitor supremo

em todo o momento,

habitando em nós

sois o nosso alento.

 

Descanso na luta

e na paz encanto,

no calor sois brisa,

conforto no pranto.

 

Luz de santidade,

que no Céu ardeis,

abrasai as almas

dos vossos fiéis.

 

Sem a vossa força

e favor clemente,

nada há no homem

que seja inocente.

 

Lavai nossas manchas,

a aridez regai,

sarai os enfermos

e a todos salvai.

 

Abrandai durezas

para os caminhantes,

animai os tristes,

guiai os errantes.

 

Vossos sete dons

concedei à alma

do que em Vós confia:

 

Virtude na vida, amparo na morte, no Céu alegria.

 

Ó Espírito Santo, laço divino que unis o Pai com o Filho em um inefável e estreitíssimo abraço de amor.

 

Espírito de luz e de verdade, dignai-Vos derramar toda a plenitude de vossos Dons sobre minha pobre alma.

 

Hoje, pelas mãos de Maria Santíssima, inteiramente e solenemente me consagro a Vos para sempre, a fim de que sejais meu preceptor, meu diretor e meu mestre.

 

 

Peço-Vos humildemente fidelidade a todos os Vossos desejos e inspirações, e entrega completa e amorosa a Vossa divina ação.

 

Ó Espírito Criador! Vinde, vinde operar minha renovação pela qual ardentemente suspiro; renovação e transformação tal que seja como uma nova criação, toda de graça, de pureza e de amor, com a qual inicieis deveras em mim a vida inteiramente espiritual, celestial, angélica e divina que pede minha vocação cristã.

 

Espírito de santidade, concedei à minha alma o contato com a vossa pureza, e ela ficará mais branca do que a neve!

 

Fonte sagrada de inocência, de candura e de virgindade, dai-me a beber de vossa água divina, apagai a sede de pureza que me abrasa, batizando-me com aquele batismo de fogo cujo divino batistério é a vossa divindade, sois Vós mesmo!

 

Envolvei todo o meu ser com Vossas chamas puríssimas. Destruí, devorai, consumi nos ardores do puro amor, tudo quanto haja em mim que seja imperfeito, terreno e humano; tudo quanto não seja digno de Vós.

 

Que Vossa divina unção renove minha Consagração Batismal como templo da Santíssima Trindade e como membro vivo de Jesus Cristo, a Quem, com maior perfeição ainda, que até aqui, ofereço minha alma, corpo, potências e sentidos com tudo quanto sou e tenho.

 

Feri-me de amor, ó Espírito Santo, com seus toques íntimos e substanciais, para que, à maneira de setas incandescentes, firam e transpassem meu coração, fazendo-me morrer para mim mesmo e para tudo o que não seja Cristo crescendo mais e mais para o Amado.

 

Trânsito feliz e misterioso que só Vós podeis produzir, ó Espírito divino, ao qual anelo e peço humildemente.

 

Como um carro de fogo divino, arrebatai-me da Terra ao Céu e de mim mesmo para Deus, fazendo que desde já eu possa morar naquele paraíso que é o seu Coração.

 

Infundi-me o verdadeiro espírito de minha vocação e as grandes virtudes que exigem e são penhor seguro de santidade: o amor à cruz e à humilhação e o desprezo de tudo quanto é transitório.

 

Dai-me, sobretudo, uma humildade profundíssima e um santo ódio contra mim mesmo.

 

Ordenai em mim a caridade e embriagai-me com o vinho que gera os virgens.

 

Que meu amor a Jesus seja perfeitíssimo, até chegar à completo aniquilamento de mim mesmo, àquela celestial loucura que faz perder o senso humano de todas as coisas, para seguir as luzes da Fé e os impulsos da graça.

 

Recebei-me, pois, ó Espírito Santo, que de todo e por completo me entrego a Vós.

 

Possuí-me, admiti-me nas castíssimas delícias de vossa união, e nela desfaleça e expire de puro amor ao receber o vosso abraço de paz.

 

 

E Vos Santissima Virgem, Rainha da Paz, minha Rainha e minha Mae, apresentai-me ao Vosso Amadissimo Esposo o Divino Espirito Santo, para que mais depressa e perfeitamente Ele tome posse de mim.

 

 

Assim seja.

 

(Aprovado pelo Bispo de Salamanca em 1927)

Ó ESPÍRITO SANTO, divino Espírito de luz e de amor, eu vos consagro minha inteligência, meu coração, minha vontade e todo meu ser no tempo e na eternidade.

 

Que minha inteligência seja sempre dócil às vossas inspirações celestiais e ao ensinamento da santa Igreja Católica, da qual sois o guia infalível; que meu coração seja sempre inflamado de amor a Deus e ao próximo; que minha vontade seja sempre conforme à vontade divina e que toda minha vida seja uma fiel imitação da vida e das virtudes de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem, com o Pai e Convosco, ó Espírito Santo, sejam dadas honra e glória para sempre.

 

Assim seja.

 

Ó Espírito Paráclito,

aperfeiçoai em nós

o trabalho feito por Jesus:

fazei-nos capazes de continuar

a orar fervorosamente em nome de todo o mundo;

apressai em todos nós o crescimento

para uma profunda vida interior;

dai-nos vigor no nosso apostolado,

de modo que ele possa atingir

todos os homens e todos os povos,

todos redimidos pelo sangue de Cristo

e todos pertença dele.

 

Ó Espírito Paráclito,

mortificai em nós o orgulho natural,

e elevai-nos à região da santa humildade,

do verdadeiro temor de Deus,

da coragem generosa.

Não permitais que nenhum apego terreno

nos impeça de honrar a nossa vocação,

nenhuma consideração cobarde

perturbe os direitos da justiça,

nenhuma mesquinhez

limite a imensidão da caridade aos estreitos confins

de um egoísmo desprezível.

 

Ó Espírito Paráclito,

fazei que tudo em nós seja em grande escala:

a busca da verdade e a devoção a ela,

a prontidão para o sacrifício de nós próprios,

mesmo até à cruz e à morte;

e que tudo, finalmente,

seja segundo a última oração do Filho ao Pai celeste,

e segundo o vosso Espírito,

ó Santo Espírito de amor,

que o Pai e o Filho desejaram

que fosse derramado

sobre toda a Igreja e suas instituições

sobre as almas dos homens

e sobre as nações.

Ámen.

Sabedoria

 

Espírito Santo, que com a vossa palavra fizestes o universo e com sabedoria formastes o homem, concedei-me o dom de saborear as delícias que vêm do alto.

 

- Glória ao Pai...

 

Entendimento

 

Espírito Santo, concedei-me o dom de viver em plenitude: o dom de amar a vida, o ar, as flores, os passaros. Dai-me, outra vez, a brisa do primeiro paraíso, onde em cada amanhecer raiava a esperança. Cada instante era motivo de alegria e cada entardecer plenitude.

 

- Glória ao Pai...

 

Conselho

 

Espírito Santo, concedei-me o dom de gerar fontes de vida nos olhos que a tristeza amordaçou; de afagar a dor que sentem aqueles que deixaram de sonhar; de escutar a voz dos que gritam no silêncio e de mostrar a vossa luz na plena escuridão de algum lugar.

 

- Glória ao Pai...

 

Fortaleza

 

Espírito Santo, Vós que iluminais a escuridão do mundo e fazeis da fraqueza força, dai-me a solidez e a fortaleza para superar os temores da minha alma e percorrer, com valentia, o caminho que me leva a Deus.

 

- Glória ao Pai...

 

Ciência

 

Espírito Santo, que me ensinais a julgar tudo com equidade, dai-me a graça de entender a glória da criação e descobrir, na sua beleza, o rosto amoroso do Pai.

 

- Glória ao Pai...

 

Piedade

 

Espírito Santo, fazei-me sentir no coração impulsos de alegria e paz, ao saber que não estou só, na vida, porque Deus é grande e é meu Pai. Dai-me o sentimento de ser filho e o dom de espalhar o amor pelos homens meus irmãos.

 

- Glória ao Pai...

 

Temor de Deus

 

Espírito Santo, dai-me a consciência humilde da minha própria fragilidade e impotência, o temor de me afastar da rectidão, de faltar ao amor, de causar tristeza no coração do Pai.

 

- Glória ao Pai...

Dai-me um coração grande

aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora;

fechado a todas as ambições mesquinhas;

alheio a qualquer desprezível competição humana;

compenetrado do sentido da Santa Igreja!

 

Um coração grande

desejoso de se tornar semelhante

ao coração do Senhor Jesus!

 

Um coração grande e forte

para amar a todos,

para servir a todos,

para sofrer por todos!

 

Um coração grande e forte

para superar todas as provações

todo o tédio, todo o cansaço,

toda a desilusão, toda a ofensa!

 

Um coração grande e forte

e constante até ao sacrifício,

quando fôr necessário!

 

Um coração cuja felicidade

é palpitar com o Coração de Cristo,

e cumprir humilde, fiel

e virilmente a vontade do Pai.

 

Amen

 

Espírito Santo, que levastes os profetas pelos desertos de areia ou pela amplidão do mar,

soprai sobre os meus olhos

para que eles saibam ver por toda a parte,

em toda a criatura, a Santíssima Trindade.

Soprai sobre a minha boca,

a fim de que ela não diga e não cante

senão a verdade que liberta.

Abri meu coração à beleza do mundo,

ao esplendor alegre das formas sensíveis,

para que todos os meus encontros

sejam igualmente louvores a Deus

e ocasiões de amor,

para que todas as criaturas

sejam também degraus para o Criador.

 

Vinde, Espírito do Pai e do Filho.

Vinde, Espírito de amor.

Vinde, Espírito de infância, de paz,

de confiança e de alegria.

Vinde, alegria secreta

que brilhais através das lágrimas do mundo.

 

Vinde, vida mais forte que as nossas mortes.

Vinde, pai dos pobres e advogado dos oprimidos.

Vinde, luz da eterna Verdade

e Amor difundido nos nossos corações.

 

Nada temos que Vos possa forçar

mas é precisamente isto que nos dá confiança.

 

O nosso coração teme secretamente a vossa vinda

tão pouco Vos pareceis

com o nosso coração endurecido

sempre à procura de si próprio;

mas é justamente essa a garantia mais sólida

da vossa vinda, apesar de tudo.

 

Vinde, portanto,

renovai e alargai a vossa visita

no íntimo de nós mesmos.

É em Vós que colocamos a nossa confiança.

É a Vós que, nós amamos,

porque Vós próprio sois Amor.

Em Vós, nós temos Deus por Pai,

porque, no íntimo de nós mesmos, Vós clamais:

“Abba, isto é, Pai bem-amado!”

ficai connosco,

não nos abandoneis,

nem no duro combate da vida

nem na hora em que soar o seu termo

e em que estaremos sozinhos.

Vinde, Espírito Santo!

Eis-nos diante de Vós, ó Espírito Santo,

conscientes dos nossos inumeráveis pecados,

mas unidos de modo especial no vosso santo nome.

 

Vinde e habitai em nós.

Dignai-Vos penetrar nos nossos corações.

Sede o guia das nossas acções,

indicai o caminho que devemos tomar,

e mostrai-nos o que devemos fazer,

de modo que com a vossa ajuda,

o nosso trabalho Vos seja agradável em tudo.

 

Sede Vós a nossa única inspiração

e o supervisor das nossas intenções,

pois só Vós possuís um nome glorioso,

juntamente com o Pai e o Filho.

Não permitais nunca, Vós, a infinita justiça,

que sejamos perturbadores da justiça.

Que a nossa ignorância não nos induza ao mal,

nem a lisonja nos faça vacilar,

nem os interesses morais ou materiais

nos corrompam.

 

Mas uni os nossos corações a Vós somente,

e fazei-o fortemente, para que,

com o dom da vossa graça,

possamos ser um em Vós,

não nos apartando em nada da verdade.

Assim, unidos em vosso nome,

possamos em cada acção

seguir os ditames da vossa misericórdia e justiça,

a fim de que hoje e sempre,

os nossos juízos não sejam alheios a Vós,

e na eternidade

possamos obter a recompensa infindável

das nossas obras.

Amen.

Vinde, Espírito do Filho Encarnado, recordar-nos que Deus ama a carne e a condição humana, que sofre e espera em cada homem que sofre,

e se alegra em cada homem que se alegra.

Vinde e transformai-nos

para irmos construindo o Reino de Deus na terra,

garantia do gozo da ressurreição no céu.

Vinde, Espírito Santo,

para que o necessário esforço de renovação perene

não se transforme para nós em anarquia e caos,

para que a necessária fidelidade

não acabe na não evolução ou imobilismo;

para que a desilusão e o cansaço

não nos lancem no reino da morte.

Vinde, Senhor, e Dador da Vida.

Vinde, Sorriso de Deus,

alegrar o nosso mundo tão sombrio.

Vinde, Espírito Criador, e renovai a face da terra,

tão envelhecida.

Senhor abri-nos, ao acolhimento do vosso Espírito Santo.

Ensinai-nos a esperá-lO como Maria

no momento da Anunciação

e também no momento de Pentecostes

- esta Natividade da Igreja -

onde Ela também se tornou nossa Mãe.

Ensinai às gerações futuras,

que Jesus Cristo,

vosso Filho,

permanece por todos os séculos futuros,

o Salvador do mundo.

Ajudai-nos a proclamar alto e com força

que Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

O Caminho, isto é, a estrada que leva ao fim último.

A Verdade, quer dizer, a nuvem luminosa

que guia os viajantes na noite.

A Vida, isto é, uma profundidade de paz,

de serenidade, de alegria inalterável,

que nada de criado pode destruir.

Possam, enfim, os seus discípulos

no limiar deste terceiro milénio,

apressar o passo para obedecer

à ordem que o Mestre lhes deu,

de ser “um” na unidade do Pai, do Filho,

e do Espírito Santo.

E que todos juntos se aproximem do Senhor,

para fazer brilhar a sua luz,

a fim de que nos seus rostos não haja sombra

e que o mundo reconheça Jesus Cristo

vivo nos seus, agora e para sempre.

Amen.

«Da luz que é o Pai, atingimos a luz que é o Filho, na luz que é o Espírito»

São Gregório de Nazianzo

 

Vinde, Luz verdadeira.

Vinde, mistério escondido. Vinde, tesouro sem nome.

Vinde, felicidade sem fim. Vinde, Luz sem ocaso.

Vinde, esperança de todos os que devem ser salvos.

Vinde, despertador daqueles que estão deitados.

 

Vinde, ó poderoso, que sempre fazeis e refazeis

e tudo transformais pelo vosso único querer.

Vinde, ó invisível. Vinde Vós que permaneceis sempre imóvel

e a cada instante todo inteiro.

Vinde a nós, sepultados nos infernos,

ó Vós acima de todos os céus.

 

Vinde, ó Nome bem-amado e por toda

a parte repetido

de quem não somos capazes de exprimir o ser

ou conhecer a natureza.

Vinde, alegria eterna,

Vinde, púrpura do grande rei, nosso Deus.

 

Vinde, Vós Aquele que desejou e deseja a minha alma miserável,

Vinde Vós o Único... já que, como vedes, estou só.

Vinde, Vós que me separastes de tudo

e fizestes solitário neste mundo.

Vinde, Vós próprio que Vos tornastes o meu desejo,

que me fizestes desejar-Vos,

Vós o absolutamente inacessível.

Vinde, consolação da minha pobre alma.

Vinde, minha alegria, minha glória, sem dim...

 

(São Simeão – Oração mística)

“Senhor,

derramai em abundância o vosso Espírito sobre o mundo.

Que o seu sopro restitua à nossa terra envelhecida

uma nova frescura.

Que a sua claridade persiga e dissipe

todas as trevas

que invadem o coração dos homens.

Que o seu fogo purifique

os grandes projectos dos povos.

 

Que o seu ímpeto

arrebate os cépticos e desenganados.

Que desça a sua paz às almas perturbadas.

Que Ele propague o amor irresistivelmente

e reanime a vida em toda a parte

onde está adormecida ou corre o risco de expirar”.

 

“Senhor, derramai em abundância

o vosso Espírito sobre a Igreja.

Que Ele seja o defensor das testemunhas

do Evangelho,

o fermento vivo da unidade,

o inspirador de toda a comunhão,

o promotor infatigável de uma verdadeira

liberdade.

Que Ele abra a todos os cristãos

o tesouro dos seus dons

para que cada um encontre o seu lugar

na construção do Corpo de Cristo.

Que Ele guie aqueles que experimentam

novos caminhos

e empreendem com audácia

o seu trabalho de profetas.

Àqueles que olham para trás,

que Ele mostre no horizonte maravilhas

despercebidas.

Que Ele seja ainda para todos o Espírito da promessa.

 

Senhor, derramai em abundância o vosso

Espírito sobre cada um de nós.

Vós sabeis melhor que nós próprios

o que há no fundo do nosso desejo,

dos nossos apelos, dos nossos pedidos e

dos nossos gritos.

Vós conheceis as nossas resistências,

as nossas cobardias e os nossos fracassos.

Vós conheceis também a nossa fome de verdade

e esta sede de Vós que nos invade a alma.

O vosso amor antecipa-se à nossa oração

para nos cumular de todo o dom perfeito.

Dai-nos o vosso Espírito, neste tempo de Pentecostes:

que Ele realize nas nossas vidas

a obra imensa de Jesus, vosso Filho”

 

Ensinai-me Espírito Santo,

a viver para os outros,

e a não ser senão amor.

Vós, o amor pessoa,

fazei-me viver dando,

existir para o outro,

partilhar as suas preocupações,

penas e alegrias,

recolher no meu coração as suas alegrias

e esperanças.

Fazei-me esquecer o que sou

para pensar no que o outro é

e viver o que ele vive,

fazei-me experimentar

a sua necessidade mais fundamental:

a necessidade do Senhor.

Fazei-me saborear Cristo,

e sentir a sua presença

no contacto com os amigos.

Ajudai-me, Espírito Santo,

a amar nos outros simplesmente o que eles são,

para poder dar-lhes, em comunhão profunda,

a vossa mensagem e a vossa vida.

“Ó Senhor, Espírito Santo,

Ensinai-nos a amar,

Ensinai-nos a rezar,

Fazei de nós almas de Amor e de Luz,

Fazei de nós verdadeiros adoradores do Pai,

Conduzi-nos ao Coração de Cristo,

Conduzi-nos à Cruz de Cristo,

Operai em nós a transformação,

A transfiguração,

Levai a cabo, em nós, a vossa obra

de santificação.

Ensinai-nos a conhecer-Vos,

A melhor Vos amarmos e escutarmos,

Ensinai-nos a não Vos contristar, a não Vos resistir,

Dai-nos os vossos dons em abundância,

As vossas virtudes em abundância,

As vossas graças em abundância.

Mostrai-nos a Virgem, toda santa e pura!

Revelai ao mundo os seus segredos escondidos,

Os seus sofrimentos e as suas alegrias secretas.

Fazei-nos desejar o Paraíso,

Fazei exultar as nossas almas, os nossos corações!

Que o nome de Deus seja bendito,

Nos seus Anjos e nos seus Santos!

Assim seja”.

 

Senhor

preciso do vosso Espírito,

daquela força divina que transformou tantas

personalidades humanas,

tornando-as capazes de gestos extraordinários

e de vidas extraordinárias.

Dai-me esse Espírito

que, procedendo de Vós e voltado a Vós,

Santidade infinita,

é um Espírito Santo.

Dai-me aquele Espírito

que tudo perscruta, tudo sugere e tudo ensina,

que me fortalecerá,

para suportar aquilo que ainda não suporto.

Aquele Espírito

que transformou frágeis pescadores da Galileia

em colunas da vossa Igreja

e em Apóstolos que deram o supremo testemunho

de amor aos irmãos

com o holocausto da própria vida.

  • Espírito Santo, santificai-me.

  • Espírito Santo, restituí a paz à minha alma.

  • Espírito Santo, abrasai-me com o fogo da vossa ardente Caridade.

  • Espírito Santo, que o meu “eu” se torne um “Vós”!

  • Espírito Santo, fortificai a minha alma ferida pelo pecado.

  • Espírito Santo, salvai todas as almas do pecado.

  • Espírito Santo, protegei o Santo Padre, os nossos Bispos e todos os que se entregam a Vós.

  • Espírito Santo, abri todos os corações ao vosso Amor, que se manifesta tanto na alegria como no sofrimento.

  • Espírito Santo, deixai-nos consolar-Vos pela oferta de todos os instantes da nossa vida.

  • Espírito Santo, tomai tudo, para tudo consumirdes na vossa Chama Viva.

  • Espírito Santo, atendei-nos, quando Vos gritarmos o nosso sofrimento.

  • Espírito Santo, tende piedade de nós quando a vida nos fere e andamos curvados sob o peso da Cruz.

  • Espírito Santo, não deixeis de visitar o nosso coração desfalecido.

  • Espírito Santo, dai-nos a Fé, a Esperança e a Confiança na vossa bondade.

  • Espírito Santo, encontrai “corações-refúgio” para amar todos os pobres da terra.

  • Espírito Santo, dai à nossa alma o abandono confiante das criancinhas a todas as vossas vontades.

  • Espírito Santo, aceitai o nosso pobre amor carregado de tantas misérias e tão pouco digno de Vós.

“Ó Espírito Santo, coloco-me na vossa presença como pequeno fruto amargo que precisa de amadurecer ao sol, como palha que tem de ser queimada pelo fogo, como sera informe que deve receber a reprodução exacta, como gota de orvalho que vai ser absorvida pelo sol, como criança ignorante que tem de ser instruída...

 

Ó Espírito Santo, Vós penetrais na minha alma pequena, pobre e humilde. Quero apresentar-me a Vós nesta atitude e com estas disposições Vos invoco:

 

Vinde, Espírito Santo, santificai-me!

Tenho um desejo tão grande de santidade!

Santificai-me em Vós; fazei-me santa, uma grande santa, bem depressa santa, sem que eu me aperceba!

 

Ó Espírito de Verdade, fazei com que eu conheça o vosso Verbo, ensinai-me a recordar tudo aquilo que Ele disse, iluminai-me, guiai-me, fazei-me conforme a Jesus, um “outro Cristo”, comunicando-me as suas virtudes, em particular: a sua humildade, a sua obediência; fazei-me participante da sua alma redentora, desejando amar a cruz.

 

Ó Fogo devorador, Amor divino em Pessoa, inflamai-me, queimai-me, consumi-me, destruí o meu egoísmo, transformai-me toda em amor, fazei-me chegar ao Nada para tomar posse do Tudo; fazei-me chegar ao cimo do “monte” onde só habita a glória de Deus, onde tudo é “serenidade e gozo” do Espírito Santo. Que eu alcance na terra, por meio do sofrimento e da contemplação amorosa, a união mais íntima com a Santíssima Trindade, esperando contemplá-la, sem véu, lá no alto, no Céu, na Paz, na Alegria, na segurança do banquete eterno!”

 

Espírito Divino,

Paráclito do Pai,

Sabedoria do alto,

Fogo divino de Pentecostes.

Mestre interior,

Fonte de graça,

Fornalha de amor,

Fortaleza divina,

fazei-Vos sentir dentro de cada um de nós,

no santuário interior onde habitais

dain-nos a luz, a sabedoria, a graça.

Sede nosso Mestre e nosso Guia,

Sede luz divina que ilumina e aquece,

Sede fortaleza e “violência evangélica”,

Sede água divina que lava e purifica,

Sede consolação e fonte de alegria,

Sede nossa paz e nossa libertação.

Fazei-nos crescer num amor

cada vez maior a Jesus Cristo

e dai-nos a graça de nos transformarmos

cada vez mais n´Ele.

Assim seja!

Dai-nos, Senhor, olhos para ver,

um coração para amar, e forte alento.

 

Ao pedir-Vos olhos para ver

suplicamo-Vos que nos deis os Vossos olhos

para vermos como Vós vedes o mundo,

os homens e a sua história, e a nossa própria história.

 

Dai-nos a graça de corresponder ao Vosso pensamento,

dia após dia e hora após hora.

 

Fazei que, aos poucos, nos tomemos

aquilo para que nos criastes;

fazei que adoptemos o Vosso ponto de vista, a Vossa óptica.

 

Tornai-nos dóceis à Vossa Palavra

que ilumina e transforma toda a vida.

 

Dai-nos um coração para amar,

um coração de carne e não um coração de pedra,

a fim de amar a Deus e aos homens.

 

Dai-nos o Vosso próprio coração

para amar verdadeiramente,

no esquecimento de nós mesmos.

 

Temos necessidade de que o Vosso coração

se enxerte em nós, já que o nosso bate tão mal

quando se trata do próximo.

 

Que sejais Vós, Senhor, a amar através de nós.

 

Dai-nos o Vosso coração para amar o nosso Pai.

Dai-nos o Vosso coração para amar Maria, nossa Mãe.

Dai-nos o Vosso coração para amar os Vossos irmãos

que são também os nossos,

para amar desde a terra aqueles que já nos precederam no céu.

Esses podem ser amados bem mais facilmente.

Para amar também aqueles

que caminham ao nosso lado sobre a terra

e que às vezes nos empurram, de propósito ou sem querer.

 

E dai-nos alento

para não nos esfalfarmos durante a caminhada,

para que os nossos pulmões estejam constantemente

cheios de oxigénio e de ar tónico,

para ajudar-nos a avançar para o amanhã

sem olhar para trás, nem medir o esforço.

 

Alento para que possamos fazer frente

a tudo aquilo que os homens e Vós esperais de nós.

Alento para esperar de novo,

como se a vida começasse esta manhã;

para esperar contra ventos e marés

por causa da Vossa presença e da Vossa promessa,

carregando connosco todas as esperanças dos homens,

mas também todas as suas dores.

 

Dai-nos o sopro, ou antes o Vosso sopro;

aquele que nos enviastes da parte do Pai,

vosso Espírito, o Espírito que sopra onde quer,

em rajada ou pé-de-vento, ou pelo toque suave

quando convidais a seguir as vossas inspirações.

 

Dai-nos o Vosso sopro

para soprar-nos a oração das profundezas,

aquela que vem de Vós,

aquela que pede a Vossa vinda na glória,

aquela que aspira à plenitude de Deus.

 

Senhor,

tenho necessidade dos Vossos olhos, dai-me uma fé viva.

Tenho necessidade do Vosso coração, dai-me uma caridade a toda a prova.

Tenho necessidade do Vosso sopro, dai-me a Vossa esperança,

para mim e para a Vossa Igreja,

a fim de que a Igreja de hoje seja um testemunho para o mundo

e para que este reconheça os cristãos

pelo seu olhar luminoso e sereno,

pelo calor do seu coração

e por este optimismo indefectível,

que surge da fonte secreta e inalterável

da sua esperança radiosa.

 

Espírito de Deus,

Amor vivo do Filho e do Pai,

dai-nos a graça

de não conservarmos as portas fechadas:

que as deixemos abrir-se

ao menor sopro vinde do Vós.

Retirai de nós toda a intolerância

a respeito do que quer que seja.

Dai-nos a confiança e a esperança verdadeiras,

aquelas que nos libertam

dos nossos calculozinhos.

Guiai os nossos passos para o estrangeiro,

para o pobre, e para o excluído,

que são testemunhas junto de Deus

que estão à espera de Deus.

Libertai-nos da submissão às coisas vãs,

e da tirania dos nossos caprichos,

não para experimentar o prazer

de nos sentirmos puros,

mas para estarmos disponíveis

para melhor ajudar os nossos irmãos

Que a Palavra de Jesus seja o nosso alimento:

que o nosso coração, desde agora,

saiba escutá-la e responder-lhe.

Sede para nós limpidez

na barafunda das nossas angústias

e frescura apaziguadora

na fornalha dos nossos desejos.

Sem Vós, andamos errantes

como ovelhas perdidas.

Sem Vós, nada em nós é recto,

nem quente, nem flexível.

Curai o que em nós está seco, manchado, ferido.

Que não nos contentemos somente

com uma obediência estricta à letra da lei.

Na saúde ou na doença,

na alegria ou na tristeza,

seja sempre o vosso amor

a guardar-nos e a guiar-nos.

Então poderemos difundir a Boa Nova da salvação

e anunciar por toda a parte

a maravilha das maravilhas:

quem quer que seja,

onde quer que esteja,

faça o que fizer

todo o homem é desde sempre

e para sempre amado por Deus.

 

Ó Espírito Santo,

Amor do Pai e do Filho,

inspirai-me sempre

o que devo pensar,

o que devo dizer,

como devo dizê-lo,

o que devo calar,

o que devo escrever,

como devo proceder,

o que devo fazer

para promover a vossa glória,

o bem das almas

e a minha própria santificação.

Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós!

 

Ó virgem Santíssima do Cenáculo, nossa Mãe, Maria imaculada, nós vos suplicamos humildemente. Alcançai-nos os dons do Espírito Santo para que, vivendo na caridade, perseverando unanimemente na oração e vos tendo por guia e mestra, mereçamos, para a maior glória de Deus, trabalhar para a salvação das almas através de nossos exemplos e obras e, assim fazendo, chegar à vida eterna.

 

Nossa Senhora do Cenáculo, sede-nos propícia na necessidade que nos oprime. E vinde em nosso socorro, a fim de que o Senhor onipotente e misericordioso se digne conceder-nos, pela vossa intercessão, a graça que instantemente solicitamos.

 

Nossa Senhora do Cenáculo, rogai por nós.

 

“Virgem Maria, que aceitando ser a Mãe de Cristo Salvador,

Vos tornastes espiritualmente, Mãe de todos os que acreditam n´Ele;

Vós que desempenhais um papel essencial e permanente

no crescimento do Corpo Místico de Cristo,

em que os novos membros continuam a nascer de Vós e do Espírito Santo;

Vós por quem os primeiros apóstolos,

antes de começar o seu apostolado,

obtiveram a efusão do Espírito Santo e formaram

a sua equipa;

ajudai-nos a acreditar

que pelo Baptismo e pela Confirmação

Cristo vive em nós

para continuar a redenção do mundo;

ajudai-nos a professar esta fé

pela nossa maneira cristã de viver

na família, no trabalho, na cidade;

ajudai-nos a ser em toda a parte

testemunhas de Cristo

ansiosos pela salvação dos nossos irmãos;

ajudai-nos a dilatar o nosso coração

às dimensões do Coração do vosso Filho

que quer salvar todos os homens

de todas as raças e culturas,

não obstante os seus pecados

e as suas traições,

convosco e por Vós, Rainha dos Apóstolos.

Assim seja.

Virgem Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, aceitai esta homenagem que Vos ofereço para vossa maior glória, para salvação da minha alma, e para impetrar do vosso Coração maternal graças de conversão para os pecadores, de perseverança para os justos, de sufrágio para as almas do Purgatório.

 

Mas principalmente vo-la ofereço, ó Maria, para que vos digneis satisfazer os desejos do Santo Papa que tanto se esforça para que os irmãos separados regressem ao seio materno da Igreja... Ó Esposa do Divino Espírito Santo, suplicai a este Eterno Amor que realize sem demora a reunião de todos os resgatados num nó aprisco sob a guia de um só Pastor, para assim se apressar a renovação da face da terra, para maior glória de Deus e salvação das almas.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

 

Divino Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Paráclito, atendei-nos.

 

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

 

Espírito da verdade, tende piedade de nós.

Espírito da sabedoria, tende piedade de nós.

Espírito da inteligência, tende piedade de nós.

Espírito da fortaleza, tende piedade de nós.

Espírito da piedade, tende piedade de nós.

Espírito do bom conselho, tende piedade de nós.

Espírito da ciência, tende piedade de nós.

Espírito do santo temor, tende piedade de nós.

Espírito da caridade, tende piedade de nós.

Espírito da alegria, tende piedade de nós.

Espírito da paz, tende piedade de nós.

Espírito das virtudes, tende piedade de nós.

Espírito de toda a graça, tende piedade de nós.

Espírito da adoção dos filhos de Deus, tende piedade de nós.

Purificador das nossas almas, tende piedade de nós.

Santificador e guia da Igreja Católica, tende piedade de nós.

Distribuidor dos dons celestes, tende piedade de nós.

Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração, tende piedade de nós.

Doçura dos que começam a vos servir, tende piedade de nós.

Coroa dos perfeitos, tende piedade de nós.

Alegria dos anjos, tende piedade de nós.

Luz dos patriarcas, tende piedade de nós.

Inspiração dos profetas, tende piedade de nós.

Palavra e sabedoria dos apóstolos, tende piedade de nós.

Vitória dos mártires, tende piedade de nós.

Ciência dos confessores, tende piedade de nós.

Pureza das virgens, tende piedade de nós.

Unção de todos os santos, tende piedade de nós.

 

Sede-nos propício, perdoai-nos, Senhor.

Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor.

 

De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.

De todas as tentações e ciladas do demônio, livrai-nos, Senhor.

De toda a presunção e desesperação, livrai-nos, Senhor.

Do ataque à verdade conhecida, livrai-nos, Senhor.

Da inveja da graça fraterna, livrai-nos, Senhor.

De toda a obstinação e impenitência, livrai-nos, Senhor.

De toda a negligência e tepor do espírito, livrai-nos, Senhor.

De toda a impureza da mente e do corpo, livrai-nos, Senhor.

De todas as heresias e erros, livrai-nos, Senhor.

De todo o mau espírito, livrai-nos, Senhor.

Da morte má e eterna, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa eterna procedência do Pai e do Filho, livrai-nos, Senhor.

Pela milagrosa conceição do Filho de Deus, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa santa aparição na transfiguração do Senhor, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa vinda sobre os discípulos do Senhor, livrai-nos, Senhor.

No dia do juízo, livrai-nos, Senhor.

 

Ainda que pecadores, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que nos perdoeis, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis vivificar e santificar todos os membros da Igreja, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis conceder-nos o dom da verdadeira piedade, devoção e oração, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis inspirar-nos sinceros afetos de misericórdia e de caridade, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis criar em nós um espírito novo e um coração puro, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis conceder-nos verdadeira paz e tranquilidade do coração, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis fazer-nos dignos e fortes, para suportar as perseguições pela justiça, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis confirmar-nos em vossa graça, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis receber-nos no número dos vossos eleitos, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis ouvir-nos, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Espírito de Deus, nós vos rogamos, ouvi-nos.

 

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos o Espírito bom.

 

Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito consolador, atendei-nos.

 

℣. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado,

℟. E renovareis a face da terra.

 

Oremos. Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.