Prefácio do Padre DeGrandis

 

Nas minhas viagens pelo mundo, pregando a padres, religiosos e leigos, tenho sempre desafiado as pessoas a rezar. E ouvi incontáveis histórias de reviravoltas miraculosas, que se deram em circunstâncias desesperadas sempre que os cristãos começaram a rezar seriamente. Nos meus encontros com padres, em que falei sobre «o poder de cura das ordens sagradas», sempre os tenho encorajado a serem fiéis à sua hora diária de oração.

 

Eu próprio rezo, no mínimo, duas horas por dia. Não poderia fazer a obra para a qual Deus me chamou sem este tempo com Ele. Fulton Sheen, provavelmente o sacerdote católico americano de maior influência na história, fez um voto, na sua ordenação, de passar todos os dias uma hora diante do Santíssimo Sacramento. E foi fiel a este compromisso, até ao dia da sua morte. A Irmã Briege McKenna, O.S.C., que reza três horas por dia, desempenha um dos mais poderosos Ministérios de Cura que se conhecem no mundo.

 

Facilmente se compreende que aqueles que se dedicam verdadeiramente à obra do Senhor estejam comprometidos com a oração diária. Eles sabem como são fracos sem a graça de Deus. Estou convencido de que, quando morrermos e nos encontrarmos com Deus, não ficaremos arrependidos do tempo que tivermos gasto a rezar. Muito frequentemente, quando às portas da morte, as pessoas lamentam o tempo que não gastaram orando.

 

Acredito que este livro, “Uma Hora Milagrosa de Oração”, será de grande ajuda, não apenas para quem começa, mas também para aqueles que, já maduros na fé, caminham com o Senhor, que opera juntamente com eles no seu tempo de oração. Trata-se de uma introdução eficaz e harmoniosa à oração e por isso o recomendo.

 

Algumas das orações aqui incluídas são tiradas de livros que escrevi, e usadas com permissão.

 

Queira Jesus Cristo, nosso Deus, abençoar-vos com esta nova dádiva da oração.

 

Padre ROBERT DEGRANDIS, S.S.J.

 

(New Orleans, LA)

A adaptação deste livro teve em vista modificar expressões ou manifestações que estão mais longe da sensibilidade corrente dos portugueses. Com isto não ficou alterada, no essencial, a oração original, que, de resto, expressamente a Autora nos propõe para ser o mais possível personalizada. Quer dizer, a adaptação levada a cabo está na linha do próprio conselho da Autora.

 

Se me são permitidas umas palavras sobre a utilização do texto, diria que o livrinho que aqui vai se destina a criar o hábito de uma hora de oração pessoal, mas não pretende que nessa hora se diga sempre a mesma coisa tal e qual como está nele escrito. Pelo contrário. Neste sentido, talvez valha a pena insistir em que a sua leitura integral será util durante os primeiros tempos; mas, a pouco e pouco, e à medida que formos como que decorando a sequência das orações e o seu sentido, é bom irmo-nos desligando dos dizeres exactos que estão no livro, mantendo-se ele apenas como um guião. Que até pode, um dia mais tarde, desaparecer por completo.

 

Mais uma nota: em cada uma das doze partes deste livro, a oração tem um sentido especial, como se torna evidente. Para tornar mais claro esse sentido especial, em cada uma delas se contém uma breve introdução explicativa. Na maior parte das vezes, inclui-se, também, um texto de oração, como exemplo. Incluem-se ainda citações bíblicas, de apoio ao sentido da oração.

 

Nesta linha, não só se fornecem, no início de cada parte, algmas transcrições bíblicas, como ainda se juntam, no final, várias citações para leituras mais desenvolvidas. Está claro que essas citações mais numerosas não é para se lerem de todas as vezes, porque não haveria tempo, no espaço de uma hora. Mas é para um dia, em que se queira aprofundar e desenvolver mais longamente uma oração especial.

 

Padre José da Lapa C. S. Sp.

 

«Não fostes capazes de vigiar nem sequer uma hora»

(Mc 14,37)

 

«Para ti, Yaveh, vai a minha prece. Tu me ouves desde a aurora; desde a aurora Te preparo oferendas, e atento me ponho a esperar-Te.» (Sl 5,4)

 

 

Voçê tem resistências ao dever de rezar?

 

Comigo, passa-se o seguinte. Por vezes, atravesso um longo período em que o tempo de oração é completo e rico. Mas, a seguir, alguma coisa se vai e, durante meses, luto para recuperar aquela intimidade mais profunda que tinha experimentado com o Senhor na oração.

 

Este livro nasceu no fim de um desses longos períodos, em que sobreveio um tempo de espera árido e seco, e eu estava tão envergonhada da minha falta de oração que gritei a Deus por socorro. Acordei uma manhã e bradei ao Senhor: «Senhor, eu necessito desta hora conVosco! E só posso consegui-la com a Vossa graça. Por favor, ajudai-me, meu Deus.

 

Então, Deus não me deu apenas uma hora rica e cheia de graça, mas mostrou-me também uma forma para a minha hora diária de oração, uma forma que me levaria a uma intimidade cada vez maior com Ele, e me fortaleceria na minha caminhada cristã.

 

Lembre-se do velho ditado: «devagar se vai ao longe». Caminhando cinco minutos de cada vez, Voçê também pode ir longe. Para o ajudar, dividi esta hora de oração em doze partes, de cinco minutos cada, como se mostra na figura que pode ver adiante.

 

Entre cada uma das partes de cinco minutos de oração, como passagem ou ligação, Voçê poderá rezar o Pai Nosso, ou outra pequena oração da sua escolha. Aos católicos, e a todos os que se relacionam com a Mãe de Jesus, recomendaria que rezassem a Ave-Maria com a transição entre as secções da oração. Àqueles que têm o dom carismático da oração em línguas eu encorajaria esta forma de oração, muitas vezes ao longo da hora.

 

É maravilhoso começar o dia com Deus, rezando antes do trabalho. Ter uma hora e um lugar marcados para a oração traz resultados positivos, seja de manhã, à tarde ou à noite.

 

O ideal seria que a nossa oração extravasasse deste tempo marcado, e chegasse a encontros espontâneos com Deus ao longo do dia. É maravilhoso poder alcançar uma liberdade na qual Deus é tão real que temos «conversas em oração» com Ele, durante todas as nossas actividades.

 

As orações e reflexões deste livro são oferecidas como sugestões para ajudar aqueles que querem começar uma experiência séria de oração. Mas quanto mais Voçê as personalizar, quanto mais Você permitir que o Espírito Santo o guie espontaneamente nas suas palavras, mais perfeitas elas serão. Acredite, Você pode esperar um extraordinário despertar e um contínuo aprofundamento da sua vida espiritual, com esta Hora Milagrosa de Oração. (…)

 

Permita-me que o convide e o encoraje a rezar numa atitude de receptividade e de esperança. Lembre-se das vezes em que Deus o ajudou no passado, e confie que Ele o ajudará ainda mais no futuro. Considere esta oração como um intenso, um poderoso, um amoroso encontro com seu Pai Celeste. Será um tempo de purificação, de consagração profunda e de crescimento na vivência dos caminhos de Deus. Entregue-se, preparado para experimentar a Sua bondade e a Sua misericórdia. Entregue-se, com um coração confiante, e diga simplesmente: «Senhor, transformai-me!». Aqui estou, para ser transformado, aliviado, curado e fortalecido!

 

As pessoas têm desesperada necessidade de oração, neste mundo de ateísmo e de práticas anti-cristãs. Acredito que Deus está constantemente a chamar o Seu Povo para rezar mais intensamente do que nunca. Se pudéssemos ao menos compreender a imensidão do plano de Deus para as nossas vidas, e a importância das nossas orações, pararíamos no nosso caminho e reavalaríamos imediatamente as nossas prioridades. A vida é muito curta e muito preciosa para ser gasta com coisas vazias.

 

Enquanto escrevo, penso no meu cunhado, Harvell Smith (a quem dedico este livro), que morreu num acidente de avião, no Mar das Caraíbas. Talvez ele tenha tido um minuto ou dois para acertar a sua vida com Deus.

 

Nenhum de nós sabe quantos dias, semanas ou meses nos restam nesta vida maravilhosa. Fiz, em 1984, uma mastectomia para extirpar um cancro no seio, e tive de encarar a possibilidade da morte. Este facto transformou a minha vida completamente, e tomei a decisão de não perder nem mais um momento com coisas vazias. Você, quer juntar-se a mim, hoje mesmo? Quer ser uma pessoa de oração? Deus o abençoe por isso. Pegue numa Bíblia, num bloco de apontamentos, numa caneta, e procure um lugar sossegado. Acompanhe-me agora, numa «hora de fortalecimento», que irá mudar a sua vida.

 

«Amado Pai celeste, nós clamamos para que o Espírito de oração venha sobre nós, agora! Aumentai o nosso desejo de Vós, e a nossa ânsia pela salvação das pessoas, em todo o mundo! Eu rezo com o Salmista: Assim como o veado anseia por água viva, assim minha alma anseia por Ti, meu Deus. Ela tem sede de Ti, Deus vivo. Quando verei a Tua face? (Sl 42, 1-2). Vinde, Espírito Santo, eu quero encontrar-me com Deus. Por favor ensinai-me a rezar. Amen».

 

(Mc 1,35; 1Tim 6,19; Sl 119,147; Lc 2,37; Sl 55,17; Ef 3,14.21; Ef 1,15.23; Sl 57,8; Jos 5,14.15; Sl 95,6; Sl 96,9; Jo 4,14; Is 2,3; Sl 27,4; Sl 122,1; Sl 123,1; 1 Tim 2,8; Lc 11,1; Sl 34,16; Is 65,24; Sl 94,9; Tgo 5,4; 1Ped 3,12).

 

Linda Schubert

 

VAMOS REZAR

(cinco minutos por cada secção)

 

HORA MILAGROSA´

1. LOUVOR

«Bendiz o teu Senhor, ó minha alma; todo o meu ser louve o Seu Santo Nome!» (Sl 103,1)   INTRODUÇÃO   Ao longo das Escrituras, Deus insiste na necessidade de orar. Ainda temos muito que aprender sobre o maravilhoso e misterioso poder desta humilde actividade. Quando rezamos, estamos a...

2. CÂNTICOS AO SENHOR

«Vinde, e alegres cantemos ao Senhor! Aclamemos a Rocha que nos salva! Corramos junto a Ele, dando graças! Com cânticos e hinos, aclamemos o Senhor!» (Sl 95,1,2).     INTRODUÇÃO   Já foi dito: «Aquele que canta, reza duas vezes». Os cânticos sagrados têm o maravilhoso poder de abrir...

3. COMBATE ESPIRITUAL

«Quanto ao mais, confortai-vos no Senhor e no poder da Sua força. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do Demónio.» (Ef 6,10)   INTRODUÇÃO   A Bíblia recorda-nos que existem forças espirituais maléficas, que podem exercer má influência nas nossas vidas,...

4. ENTREGA

Quem está pronto a dar hoje, espontaneamente, donativos ao Senhor? (1 Cr 29,5).   «Quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto» (Jo 15,5)     INTRODUÇÃO   A nossa cura e o nosso fortalecimento começam quando nos entregamos a Jesus. Geralmente, as pessoas acham que Ele é...

5. ARREPENDIMENTO

INTRODUÇÃO   O pecado tem o poder de nos oprimir e de nos afastar do fluxo do amor de Deus em nós. Nós escondemo-nos de Deus, quando nos sentimos culpados, tal como fizeram Adão e Eva. Ora, o arrependimento tem o poder de nos restaurar, de nos fortalecer e nos fazer sentir, de novo, o amor de...

6. PERDÃO

«Quando vos puserdes de pé para rezar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe primeiro, para que o vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe também os vossos pecados. Porque, se não perdoardes, também o Vosso Pai, que está nos céus, não perdoará as vossas ofensas» (Mc 11,24...

7. EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO E LIBERTAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO   Nos Actos dos Apóstolos, conta-se que os discípulos, com Maria e as santas mulheres, logo após a Ascenção e seguindo a ordem de Jesus (Act 1,4-5. 8), se entregaram a uma oração constante. Até que, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre eles em línguas de fogo, enchendo...

8. MEDITAÇÃO SOBRE AS ESCRITURAS

INTRODUÇÃO   Quantas vezes, ao ler as Escrituras, não tivemos a íntima percepção de que uma mensagem nos estava sendo comunicada, de que um misterioso sentido estava entrando na nossa alma, relacionando-se esse sentido com a nossa vida?   As Escrituras são uma das mais importantes formas...

9. FALAI, SENHOR, QUE O VOSSO SERVO ESCUTA

«Felizes os que escutam a palavra de Deus» (Lc 11,28)   INTRODUÇÃO   Este é um dos momentos mais especiais desta hora milagrosa de oração. Lembre-se de que o Senhor Jesus nos disse: «as Minhas ovelhas escutam a Minha voz» (Jo 10,27).   Como cristãos que querem sinceramente progredir...

10. INTERCESSÕES

«Recomendo-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, pedidos e acções de graça por todos os homens» (1 Tim 2,1).   INTRODUÇÃO   Um dos maiores presentes que podemos dar uns aos outros é a oração. Este é o momento de orar pelos outros.   Pelas nações e pelos seus...

HORA MILAGROSA´´

11. SÚPLICAS

«Aproximemo-nos, então, confiadamente, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar graça para sermos socorridos no tempo oportuno» (Heb 5,16).   INTRODUÇÃO   Peça agora, neste momento, que o Senhor venha em seu auxílio, todas as vezes que estiver em necessidade.   Crie...

12. ACÇÃO DE GRAÇAS

«Sede perseverantes e vigilantes na oração, acompanhada de acção de graças» (Col 4,2)   «Por meio d´Ele (Jesus Cristo) ofereçamos sem cessar a Deus um sacrifício de louvor, isto é, 'o fruto dos lábios que confessam o Seu nome'» (Heb 13,15)     INTRODUÇÃO   Nos cinco minutos...