EM CONSTRUÇÃO....
LIVRO DA VIDA


1. Quisera eu que, tal como me mandaram e deram ampla licença para escrever o modo de oração e as mercês que o Senhor me tem feito, ma dessem para, mui por miúdo e com clareza, dizer meus grandes pecados e ruim vida. Dar-me-ia isso grande consolação. Mas não quiseram, antes me ataram muito neste caso. E por isso peço, por amor de Deus, a quem ler este discurso da minha vida, que tenha diante dos olhos que fui tão ruim, que não tenho encontrado santo -dos que se voltaram para Deus com quem me consolar. Porque considero que, depois do Senhor os ter chamado, não O tornavam a ofender. Eu não só tornava a ser pior, mas parecia estudar o modo de resistir às mercês que Sua Majestade me fazia, como quem se visse obrigado a servir mais e entendesse que não podia pagar o mínimo que devia.
2. Seja bendito para sempre, que tanto me esperou! E, com todo o meu coração, suplico me dê graça para, com toda a clareza e verdade, fazer esta relação que meus confessores me mandam. Que o Senhor a quer, sei-o eu há muitos dias, mas não me tenho atrevido; e que seja para glória e louvor Seu e para que, de aqui em diante, conhecendo-me eles melhor, ajudem a minha fraqueza, para poder servir algo do que devo ao Senhor, a Quem sempre louvem todas as coisas, amem.

LIVRO DA VIDA CAP. 1 A 10
CAPÍTULO 1. TRATA COMO O SENHOR LHE COMEÇOU A DESPERTAR A ALMA PARA A VIRTUDE NA SUA INFÂNCIA, E QUANTO A ISTO AJUDA OS PAIS SEREM VIRTUOSOS.
CAPÍTULO 2. DIZ COMO FOI PERDENDO ESTAS VIRTUDES E QUANTO IMPORTA, NA MENINICE, TRATAR COM PESSOAS VIRTUOSAS.
CAPÍTULO 3. TRATA COMO UMA BOA COMPANHIA LHE SERVIU PARA DESPERTAR SEUS DESEJOS E POR QUE MODO O SENHOR LHE COMEÇOU A DAR ALGUMA LUZ SOBRE O ENGANO QUE TINHA TRAZIDO.
CAPÍTULO 4. DIZ COMO O SENHOR A AJUDOU A CONVENCER-SE A SI MESMA PARA TOMAR HÁBITO E AS MUITAS ENFERMIDADES QUE SUA MAJESTADE LHE COMEÇOU A DAR.
CAPÍTULO 5. NARRA AS GRANDES ENFERMIDADES QUE TEVE E A PACIÊNCIA QUE O SENHOR LHE DEU E COMO DOS MALES TIROU BENS, CONFORME SE VERÁ POR UMA COISA QUE LHE ACONTECEU NESTE LUGAR AONDE SE FOI CURAR.
CAPÍTULO 6. TRATA DO MUITO QUE FICOU A DEVER AO SENHOR POR LHE TER DADO CONFORMIDADE EM TÃO GRANDES TRABALHOS E COMO TOMOU POR MEDIANEIRO E ADVOGADO AO GLORIOSO SÃO JOSÉ E O MUITO QUE LHE APROVEITOU.
CAPÍTULO 7. TRATA COMO FOI PERDENDO AS MERCÊS QUE O SENHOR LHE TINHA FEITO E QUÃO PERDIDA VIDA COMEÇOU A TER. DIZ OS DANOS QUE HÁ EM NÃO SEREM MUITO ENCLAUSURADOS OS MOSTEIROS DE MONJAS.
CAPÍTULO 8. TRATA DO GRANDE BEM QUE LHE FEZ NÃO TER DEIXADO DE TODO A ORAÇÃO PARA NÃO PERDER A ALMA, E QUÃO EXCELENTE REMÉDIO É PARA GANHAR O PERDIDO. PERSUADE A QUE TODOS A TENHAM. DIZ COMO É GRANDE GANHO, EMBORA A TORNEM A DEIXAR POR ALGUM TEMPO.
CAPÍTULO 9. TRATA POR QUE MEIOS COMEÇOU O SENHOR A DESPERTAR A SUA ALMA E A ILUMINÁ-LA EM TÃO GRANDES TREVAS E A FORTALECER A SUA VIRTUDE PARA NÃO O OFENDER.
CAPÍTULO 10. COMEÇA A DECLARAR AS MERCÊS QUE O SENHOR LHE FAZIA NA ORAÇÃO. COMO NOS PODEMOS AJUDAR E O MUITO QUE IMPORTA QUE ENTENDAMOS AS MERCÊS QUE O SENHOR NOS FAZ. PEDE A QUEM ENVIA ESTA RELAÇÃO DA SUA VIDA QUE FIQUE NO SEGREDO O QUE ESCREVER DAQUI EM

LIVRO DA VIDA CAP. 11 A 20
CAPÍTULO 11. DIZ A RAZÃO POR QUE NÃO SE AMA A DEUS COM PERFEIÇÃO EM BREVE TEMPO. COMEÇA A DECLARAR, POR UMA COMPARAÇÃO, QUATRO GRAUS DE ORAÇÃO. VAI TRATANDO AQUI DO PRIMEIRO. É MUITO PROVEITOSO PARA OS QUE COMEÇAM E PARA OS QUE NÃO TÊM GOSTOS NA ORAÇÃO.
CAPÍTULO 12. PROSSEGUE NO ASSUNTO DESTE PRIMEIRO GRAU DE ORAÇÃO. DIZ ATÉ ONDE PODEMOS CHEGAR, COM O FAVOR DE DEUS, E O DANO QUE HÁ EM QUERER ELEVAR O ESPÍRITO A COISAS SOBRENATURAIS, ATÉ QUE O SENHOR O FAÇA.
CAPÍTULO 13. CONTINUA A TRATAR DO PRIMEIRO GRAU DE ORAÇÃO E DÁ UNS CONSELHOS PARA ALGUMAS TENTAÇÕES QUE O DEMÓNIO APRESENTA ALGUMAS VEZES. É MUITO PROVEITOSO.
CAPÍTULO 14. COMEÇA A DECLARAR O SEGUNDO GRAU DE ORAÇÃO QUE É O SENHOR JÁ FAZER SENTIR À ALMA GOSTOS MAIS PARTICULARES. DECLARA-O PARA FAZER VER COMO JÁ SÃO SOBRENATURAIS. É MUITO PARA SE TER EM CONTA.
CAPÍTULO 15. PROSSEGUE NA MESMA MATÉRIA E DÁ ALGUNS AVISOS SOBRE O MODO DE PROCEDER NA ORAÇÃO DE QUIETUDE. DIZ COMO HÁ MUITAS ALMAS QUE CHEGAM A TER ESTA ORAÇÃO E POUCAS AS QUE PASSAM ADIANTE. SÃO MUITO NECESSÁRIAS E PROVEITOSAS AS COISAS QUE AQUI SE DIZE
CAPÍTULO 16. TRATA DO TERCEIRO GRAU DE ORAÇÃO E VAI DECLARANDO COISAS MUITO ELEVADAS, E O QUE PODE A ALMA QUE AQUI CHEGA, E OS EFEITOS QUE FAZEM ESTAS MERCÊS TÃO GRANDES DO SENHOR. É MUITO PARA ELEVAR O ESPÍRITO EM LOUVORES A DEUS E PARA GRANDE CONSOLAÇÃO
CAPÍTULO 17. PROSSEGUE NA MESMA MATÉRIA DESTE TERCEIRO GRAU DE ORAÇÃO. ACABA DE EXPOR OS EFEITOS QUE PRODUZ. DIZ O DANO AQUI CAUSADO PELA IMAGINAÇÃO E A MEMÓRIA.
CAPÍTULO 18. TRATA DO QUARTO GRAU DE ORAÇÃO. COMEÇA A DECLARAR, DE MODO EXCELENTE, A GRANDE DIGNIDADE A QUE O SENHOR ELEVA A ALMA QUE ESTÁ NESTE ESTADO. SERVE DE ESTÍMULO AOS QUE TRATAM DE ORAÇÃO PARA SE ESFORÇAREM A CHEGAR A TÃO ALTO ESTADO, POIS SE PODE
CAPÍTULO 19. PROSSEGUE NA MESMA MATÉRIA. COMEÇA A DECLARAR OS EFEITOS PRODUZIDOS NA ALMA, NESTE GRAU DE ORAÇÃO. ACONSELHA A QUE NÃO TORNEM ATRÁS NEM DEIXEM A ORAÇÃO, AINDA QUE, DEPOIS DESTA MERCÊ, TORNEM A CAIR. DIZ OS DANOS QUE HÁ EM NÃO SE FAZER ISTO. E
CAPÍTULO 20. TRATA DA DIFERENÇA QUE HÁ ENTRE A UNIÃO E ARROUBAMENTO. DECLARA O QUE É ARROUBAMENTO E DIZ ALGUMA COISA SOBRE O BEM QUE EXISTE NA ALMA QUE O SENHOR, PELA SUA BONDADE, FAZ CHEGAR A ELE. ENUMERA OS EFEITOS QUE PRODUZ. É MUITO PARA ADMIRAR.
.png)
.png)