.png)

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas escondei-me.
Não permitais que me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me.
Na hora da morte chamai-me.
E mandai-me ir para vós,
para que com os vossos santos vos louve,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.

℣. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
℟. E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave-Maria.
℣. Eis aqui a escrava do Senhor.
℟. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave-Maria.
℣. E o Verbo se fez carne.
℟. E habitou entre nós.
Ave-Maria.
℣. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Infundi, Senhor, nós vos pedimos, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua paixão e sua cruz à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

Eu vos amo, meu Deus, de todo o coração sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável. Por amor de vós, amo próximo como a mim mesmo e estou pronto a perdoar os pecados que ele houver cometido contra mim.

Meu Deus, confiando em vossas promessas, porque sois fiel, poderoso e misericordioso, espero pelos méritos de Jesus Cristo a glória do paraíso e os meios para alcança-la, isto é, a remissão dos meus pecados e a perseverança final na vossa graça.

Meu Deus, creio firmemente que sois um só Deus em três Pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo; creio que o Filho, pela nossa salvação, se encarnou, padeceu, morreu, ressuscitou dos mortos e dá a cada um, conforme os próprios méritos, ou o prêmio no Céu ou o castigo no Inferno. Creio nisto e em tudo o mais que crê e ensina a Igreja Católica, porque vós, que não vos podeis enganar nem nos enganar, o revelaste.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Ave, Rainha do céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
℣. Fazei-me digno de vos louvar, sagrada Virgem.
℟. Dai-me virtude contra os vossos inimigos.

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de termos implorado o auxílio de vossa santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda providente da divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, pelo vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Antes das refeições
℣. Abençoai-nos, Senhor, a nós e a estes dons que da vossa liberalidade recebemos. Por Cristo, Senhor nosso.
℟. Amém.
No almoço:
℣. Que o Rei da eterna glória nos faça participantes da mesa celestial.
℟. Amém.
No jantar:
℣. Que o Rei da eterna glória nos conduza à ceia da vida eterna.
℟. Amém.
Depois das refeições
℣. Nós vos damos graças, Deus onipotente, por todos os vossos benefícios. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
℟. Amém.
℣. Que Deus nos dê a sua paz.
℟. E a vida eterna. Amém.

A minh’alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exultou em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua escrava. Eis que doravante me chamarão bem-aventurada todas as gerações, porque fez em mim grandes coisas o que é todo-poderoso. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração aos que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens, e aos ricos despediu de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e fez redenção ao seu povo e porque nos suscitou um salvador poderoso na casa de David, seu servo, conforme prometera, por boca dos seus santos profetas, que viveram em séculos passados, que nos havia de livrar de nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam, para fazer misericórdia a favor de nossos pais e lembrar-se de sua santa aliança, segundo o juramento que fizera Abraão, nosso pai, de que nos faria esta graça: que, livres das mãos de nossos inimigos, o sirvamos sem temor, em santidade e justiça diante dele, por todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor a preparar os seus caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, a fim de que receba o perdão de seus pecados pelas entranhas de misericórdia do nosso Deus com que, do alto, nos visitou o sol oriente, para alumiar os que vivem assentados nas trevas e na sombra da morte, para dirigir os nossos pés no caminho da paz.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

℣. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
℟. E que a luz perpétua os ilumine.
℣. Descansem em paz.
℟. Amém.

Eu, pecador, confesso a Deus todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos santos apóstolos Pedro e Paulo e a todos os santos que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e ações, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. Por isso, peço à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos santos apóstolos Pedro e Paulo, a todos os santos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Podem-se acrescentar também as preces seguintes: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém. Indulgência, absolvição e remissão dos nossos pecados nos conceda o Senhor onipotente e misericordioso. Amém.

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Inspirai, ó Senhor, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e para vós termine tudo aquilo que fizermos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
℣. Enviai o vosso Espírito, e serão criados.
℟. E renovareis a face da terra.
Oremos
Ó Deus, que instruístes o coração dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é reto e gozar sempre a sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Senhor, tende piedade de nós; Cristo, tende piedade de nós; Senhor, tende piedade de nós.

Lembrai-vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que a vós têm recorrido, implorado a vossa assistência e invocado o vosso auxílio fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, por igual confiança, a vós recorro, ó Mãe, Virgem das virgens; a vós venho; aos vossos pés, gemendo, pecador me prostro. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo encarnado; mas ouvi-as propícia e atendei-as. Amém.

Nós vos damos graças, Deus onipotente, por todos os vossos benefícios. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Ó minha Senhora, ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso, ó boa Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador.

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.

℣. Oremos pelo nosso beatíssimo Papa N.
℟. O Senhor o conserve, lhe dê vida, o torne feliz na terra e não o entregue em poder de seus inimigos. — Pai-nosso, Ave-Maria.

Dignai-vos, Senhor, retribuir com a vida eterna todos aqueles que nos fazem bem por amor ao vosso santo nome. Amén

℣. Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia.
℟. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.
℣. Ressuscitou como disse, aleluia.
℟. Rogai por nós a Deus, aleluia.
℣. Exultai e alegrai-vos, Virgem Maria, aleluia.
℟. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.
Oremos
Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

Santo, santo, santo, Senhor Deus dos exércitos. Os céus e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder precipitai no inferno a Satanás e aos outros os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado; consubstancial ao Pai; por quem todas as coisas foram feitas; que por nós homens e pela nossa salvação desceu dos céus e se encarnou [pelo poder] do Espírito Santo, [do seio] da Virgem Maria e se fez homem; e também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado; ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e subiu ao céu; está sentado à direita do Pai e de novo há de vir em sua glória para julgar os vivo e os mortos; e o seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e que procede do Pai e do Filho, e que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, Ele, que falou pelos profetas. E na Igreja una, santa, católica e apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

A vós, ó Deus, louvamos. A vós, Senhor, bendizemos. A vós, eterno Pai, adora toda a terra. A vós os anjos, a vós os céus e todas as potestades, a vós os querubins e serafins aclamam sem cessar: “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória”. A vós o glorioso coro dos Apóstolos, a vós a venerável falange dos profetas, a vós o resplandecente exército dos mártires cantam os vossos louvores. A vós por toda a terra vos confessa a santa Igreja Pai de imensa majestade; ao vosso adorável Filho, verdadeiro e único; também ao Espírito Santo Paráclito.
Vós, o rei da glória, ó Cristo, do Pai sois o Filho sempiterno. Vós, ao tomardes o homem que havíeis de salvar, não desprezastes o seio da Virgem. Vós, quebrado o aguilhão da morte, abristes aos que creem o reino dos céus. Vós estais sentado à direita de Deus, na glória do Pai. Cremos que haveis de vir como juiz. Por isso vos rogamos: socorrei os vossos servos, que com precioso sangue redimistes. Contai-os na glória eterna entre os vossos santos.
Salvai o vosso povo, Senhor, e abençoai a vossa herança.
Governai-o e conduzi-o à vida eterna.
Todos os dias vos bendizemos.
E louvamos sempre o vosso nome, e pelos séculos dos séculos.
Dignai-vos, Senhor, conservar-nos hoje sem pecado.
Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós.
Desça a vossa misericórdia, Senhor, sobre nós, como esperamos em vós.
Em vós, Senhor, esperei; não serei confundido eternamente.
℣. Bendito sois, Senhor, Deus de nossos pais.
℟. E digno de louvor e glorioso eternamente.
℣. Bendigamos ao Pai, e o Filho, e o Espírito Santo.
℟. Louvemos e por todos os séculos o exaltemos.
℣. Bendito sois, Senhor, Deus, no firmamento do céu.
℟. Louvável, glorioso e soberanamente exaltado por todos os séculos.
℣. Senhor, ouvi a minha oração.
℟. E chegue até vós o meu clamor.
Oremos
Ó Deus, cuja misericórdia é sem limite e cuja bondade é um tesouro inesgotável, prostrados ante a vossa piíssima majestade, nós vos rendemos graças pelos benefícios que nos haveis feito, suplicando sempre a vossa clemência, para que não desampareis nunca aqueles a quem concedestes o que vos pediram, e os disponhais para receber os prêmios eternos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Vinde, Espírito criador,
as almas dos vossos visitai;
enchei de graça celestial
os corações que vós criastes.
Vós, chamado Consolador,
dom do Deus altíssimo,
fonte viva, fogo, caridade
e unção espiritual.
Vós, com vossos sete dons,
sois força de destra de Deus,
vós, solene prometido do Pai,
que as bocas de palavra ditais.
Acendei luz aos sentidos,
infundi amor nos corações,
à fraqueza do nosso corpo
de virtude perpétua firmai.
Ao inimigo afugentai para longe,
e a paz dai-nos sem demora;
tendo-vos assim por guia,
que evitemos todo o mal.
Por vós conheçamos o Pai,
conheçamos também o Filho;
e em vós, de ambos Espírito,
creiamos todo o tempo.
A Deus Pai seja a glória,
e ao Filho, que dos mortos
ressuscitou, e ao Paráclito,
pelos séculos dos séculos.
Amém.

Vinde, Santo Espírito,
e enviai do céu
um raio da vossa luz.
Vinde, pai dos pobres;
vinde, doador dos dons;
vinde, luz dos corações.
Consolador ótimo,
doce hóspede da alma,
doce refrigério.
No trabalho, descanso;
no ardor, frescor.
no pranto, consolo.
Ó luz beatíssima,
enchei o íntimo do coração
dos vossos fiéis.
Sem a vossa força,
nada há no homem,
nada há inocente.
Lavai o que é sujo,
regai o que é árido,
curai o que está ferido.
Dobrai o que é rígido,
aquecei o que é frio,
Reconduzi o desviado.
Dai aos vossos fiéis,
que em vós confiam,
os sete dons sagrados.
Dai o mérito da virtude,
dai o êxito da salvação,
dai a perene alegria.
Amém.


Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem Maria preparastes uma digna morada para o vosso Filho e, em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de vós. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus. De joelhos ante a vossa divina presença, eu vos peço e suplico, com o mais ardente fervor de minha alma, que vos digneis gravar em meu coração vivos sentimentos de fé, de esperança e de caridade, verdadeiro arrependimento dos meus pecados e vontade firmíssima de os emendar, enquanto eu, com grande afeto e dor de alma, considero e medito as vossas cinco chagas, tendo diante dos olhos o que já o santo profeta Davi dizia de vós, ó bom Jesus: “Trespassaram as minhas mãos e os meus pés; contaram todos os meus ossos” (Sl 22,17-18). Amém.

Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!
℣. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
℟. E ela concebeu do Espírito Santo.
Oremos
Infundi, Senhor, nós vos pedimos, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua paixão e sua cruz à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

Criador inefável, que dos tesouros da vossa sabedoria tirastes as três hierarquias dos anjos, colocando-as com ordem admirável no céu empíreo, e distribuístes as partes do universo com elegantíssima harmonia; vós, que sois chamado a verdadeira fonte da luz e o princípio supereminente da sabedoria, vos digneis infundir sobre as trevas da minha mente o raio do esplendor, removendo as duplas trevas nas quais nasci, o pecado e a ignorância. Vós, que tornais fecunda a língua das crianças, instruí minha língua e infundi em meus lábios a graça da vossa bênção. Concedei-me agudeza para entender, capacidade de reter, sutileza em relevar, facilidade de aprender, graça abundante de falar e de escrever. Ensinai-me a começar, regei-me a continuar e a perseverar até o término. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

1. Dai-nos, Senhor, nós vos pedimos, o auxílio da vossa graça, a fim de cumprirmos, sob a vossa operação, o que por vossa autoridade sabemos ser o nosso dever. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
2. Dai-nos, nós vos pedimos, Deus todo-poderoso, que, meditando sempre o que é conforme à razão, levemos a cabo por palavras e obras o que é do vosso agrado. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

A sacrossanta e indivisa Trindade, à beatíssima e gloriosíssima humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado, à fecunda integridade de Maria sempre Virgem e a todo o coro dos santos sejam dados louvor, honra, poder e glória por toda a criatura, e a nós a remissão dos nossos pecados, por todos os séculos dos séculos. Amém.
℣. Benditas as entranhas da Virgem Maria, que portaram o Filho do eterno Pai.
℟. E benditos os seios que amamentaram o Cristo Senhor. — Pai-nosso, Ave-Maria.

1. Salvai-nos, Senhor, durante a vigília e guardai-nos durante o sono, para que vigiemos com Cristo e descansemos em paz. Guardai-nos, Senhor, como à pupila dos olhos; à sombra de vossas asas protegei-nos. Dignai-vos, Senhor, conservar-nos sem pecado esta noite.
Oremos
Visitai, Senhor, nós vos pedimos, esta casa e afastai dela todas as insídias do inimigo. Que os vossos santos anjos nela habitem e nos guardem sempre na paz, e que a vossa bênção esteja sobre nós sempre. Por Cristo, Senhor nosso. Amém. — Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
2. Em vossas benditas mãos, Senhor Deus; no seio de vossa misericórdia, ó Virgem Maria; e também à vossa proteção, ó santos anjos e eleitos de Deus, entrego agora e sempre meu corpo e minha alma. Amém.

Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anseia (Sl 62,1). Bendita seja a santa e indivisa Trindade, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém. Glória ao Pai, etc. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, levanto-me. Que ele me abençoe, governe, guarde e conduza à vida eterna. Amém. — Com vosso divino Filho, abençoai-nos, Virgem Maria!

Santos anjos da guarda, defendei-nos no combate, para que não pereçamos no tremendo juízo.
℣. À vista dos anjos cantar-te-ei salmos, meus Deus.
℟. Adorar-vos-ei no vosso templo santo e confessarei o vosso nome.
Oremos
Deus, que com inefável providência vos dignais enviar vossos santos anjos para a nossa guarda, concedei aos que vos suplicamos sermos sempre defendidos por sua proteção e gozarmos de sua eterna companhia. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Senhor Jesus Cristo, que dissestes: “Pedi, e recebereis; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”, nós vos suplicamos: dai aos que vo-lo pedimos o afeto do vosso diviníssimo amor, para que vos amemos de todo o coração, por palavras e obras, e nunca cessemos do vos louvar. Fazei-nos, Senhor, ter sempre igual amor e temor ao vosso santo nome, pois não deixais de governar os que estabeleceis na firmeza do vosso amor. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Senhor, que dissestes: “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus” (Mt 18,3), dai-nos, vo-lo pedimos, seguir de tal modo os exemplos de Santa Teresa, virgem, em humildade e simplicidade de coração, que alcancemos os prêmios eternos. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Ó Deus, que dentre todos os anjos escolhestes o Arcanjo Gabriel para anunciar o mistério de vossa Encarnação, concedei propício que, celebrando a sua festa na terra, experimentemos o efeito de seu patrocínio no céu. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Deus, que destes o bem-aventurado Rafael Arcanjo como guia ao vosso servo Tobias em seu caminho, concedei a nós, vossos servos, que ele sempre nos guarde e nos preste o auxílio de sua proteção. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Senhor Deus meu, desde já aceito de vossas mãos, com ânimo sereno e alegre, qualquer gênero de morte que vos aprouver, com todas as suas angústias, penas e dores.

Santos todos de Deus, dignai-vos interceder pela nossa salvação e pela de todo o mundo.
℣. Alegrai-vos no Senhor e exultai, justos.
℟. Gloriai-vos, todos os retos de coração.
Oremos
Protegei, Senhor, o vosso povo, e conservai com proteção perpétua os que confiamos no patrocínio dos vossos Apóstolos Pedro e Paulo e no dos outros Apóstolos. Que todos os vossos santos, Senhor, nos assistam em toda a parte, a fim de que, comemorando os seus méritos, experimentemos o seu patrocínio. Concedei a vossa paz aos nossos dias, e repeli da vossa Igreja toda iniquidade. Disponde os nossos passos, ações e desejos na prosperidade da vossa salvação. Retribuí a nossos benfeitores os bens que não se acabam, e a todos os fiéis defuntos concedei o descanso eterno. Por Cristo, Senhor nosso.

Ave, José, cheio de graça, Jesus e Maria são convosco; bendito sois vós entre os homens, e bendito é o fruto de vossa esposa, Jesus. São José, pai nutrício de Jesus e da bem-aventurada Virgem Maria, vossa esposa, rogai por nós vossos devotos, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Que, pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, tenhamos uma boa viagem. Que o Senhor esteja no nosso caminho e os seus anjos nos acompanhem. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Jesus dulcíssimo, redentor do gênero humano, vede-nos diante do vosso altar, humildemente prostrados. Vossos somos, vossos queremos ser, e a fim de podermos estar mais firmemente unidos a vós, eis que cada um de nós hoje se consagra espontaneamente ao vosso sacratíssimo Coração.
Muitos há que nunca vos conheceram; muitos, desprezando os vossos mandamentos, vos têm repudiado. Tende piedade duns e doutros, benigníssimo Jesus, e atraí-os todos para o vosso santo Coração.
Sede rei, Senhor, não somente dos fiéis que nunca se afastaram de vós, mas também dos filhos pródigos que vos abandonaram; fazei-os tornar quanto antes à casa paterna, para que não pereçam de miséria e de fome. Sede rei dos que vivem iludidos no erro ou separados pela discórdia, e trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, para que em breve haja um só rebanho e um só pastor.
Conservai incólume, Senhor, a vossa Igreja e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos. Fazei que dum extremo ao outro da terra ressoe uma só voz: “Louvado seja o divino Coração pelo qual nos veio a salvação”.
A ele honra e glória pelos séculos. Amém.

1. Ó Jesus, salvador amável, eu vos ofereço o meu coração em ação de graças por todos os vossos benefícios, e vo-lo consagro inteiramente em reparação de todas as minhas infidelidades passadas; e, com o auxílio da vossa graça, proponho nunca mais vos ofender.
2. Senhor Jesus Cristo, unido àquela divina intenção com que vós, na Terra, por vosso santíssimo Coração, glorificastes a Deus e ainda agora, no sacramento da Eucaristia, continuais a glorificá-lo sem cessar em todos os lugares do mundo até à consumação dos séculos: eu, durante todo este dia, sem excetuar nenhuma, nem a menor parte, à imitação do sacratíssimo Coração da bem-aventurada sempre Virgem Maria Imaculada, vos ofereço de bom grado todas as minhas intenções e pensamentos, todos os meus afetos e desejos, todas as minhas obras e palavras.

Deus todo-poderoso e mansíssimo: olhai propício para as nossas preces e livrai nossos corações da tentação dos maus pensamentos; a fim de que mereçamos nos tornar digna morada do Espírito Santo. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Senhor, eu vos suplico que, pelos méritos da bem-aventurada sempre Virgem Maria, vossa Mãe, e de todos os santos, vos seja grata e aceitável esta minha confissão. Supra vossa piedade e misericórdia o que me houver faltado de suficiência de contrição, de pureza e integridade de confissão, e dignai-vos acolher-me plena e perfeitamente absolvido no céu. Vós, que viveis e reinais com Deus Pai na unidade do Espírito Santo e sois Deus pelos séculos dos séculos. Amém.

Deus, nosso refúgio e fortaleza, escutai as piedosas preces de vossa Igreja, vós, que sois o autor da piedade, e concedei-nos alcançar de fato o que confiantes vos pedimos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que, obediente à vontade do Pai, com a cooperação do Espírito Santo, por vossa morte vivificastes o mundo, livrai-me de todas as minhas iniquidades de todos os males; fazei-me observar sempre os vossos mandamentos, e nunca permitais que me separe de vós. Vós, que sois Deus e com o Pai e Espírito Santo viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Maria, Mãe de graça, Mãe de misericórdia, do inimigo defendei-nos e na hora da morte acolhei-nos.

Cruz sagrada seja minha luz; não seja o dragão quem me conduz.
Vade-retro, Satã; nunca me sugiras coisa vã. São más tuas ofertas; do teu veneno tu mesmo bebas.

1. Salve, cruz, que no corpo de Cristo foste consagrada e das pérolas de seus membros adornada! Antes que em ti subisse o Senhor, infundias temor terreno; mas agora, fonte de amor celeste, és com gosto recebida. Sabem os fiéis quantos gozos em ti guardas, quantos dons preparados! Seguro, pois, e ledo a ti venho, para que, exultante, tu me recebas a mim, discípulo daquele que de ti pendeu, pois que sempre amei e desejei abraçar a ti.
2. Ó boa cruz, que do corpo de Jesus recebeste a formosura, tanto tempo desejada, tão ardentemente amada, sem descanso procurada! Para a minha alma ansiosa estás por fim preparada! Retira-me dentre os homens e devolve minha vida ao Mestre a quem pertenço! Por ti me receba aquele que por ti me resgatou.

Ó divino Coração de Jesus, dai às almas do purgatório o descanso eterno; aos que hoje hão de morrer, a graça da perseverança final; aos pecadores, arrependimento verdadeiro; aos pagãos, a luz da fé; a mim e a todos os meus, a vossa bênção. A vós, pois, Coração misericordioso de Jesus, encomendo todas estas almas e por elas vos ofereço todos os vossos méritos juntamente com os de vossa santíssima Mãe, de todos os santos e anjos, e com todos os sacrifícios da Missa, as sagradas Comunhões, as orações e boas obras que ao redor de todo o mundo cristão estão sendo feitas hoje.

Senhor Deus todo-poderoso, que nos fizestes chegar ao princípio deste dia, salvai-nos hoje com a vossa virtude, para que neste dia não caiamos em nenhum pecado, mas que ao cumprimento de vossa justiça se dirijam nossas palavras, pensamentos e obras.
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossos atos no vosso beneplácito, para que, em nome do vosso amado Filho, mereçamos dar frutos abundantes de boas obras, porque vós sois o nosso Deus, e a vós rendemos graças, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.
Senhor Deus, Rei do céu e da terra, dignai-vos dirigir e santificar, conduzir e governar hoje nossos corações e nossos corpos, nossos sentidos, palavras e ações na vossa lei e nas obras dos vossos Mandamentos, para que mereçamos, com o vosso auxílio, ser salvos e livres nesta vida e na eternidade, ó Salvador do mundo. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Olhai, Senhor, do vosso santuário e da excelsa morada dos céus, e vede esta sacrossanta Hóstia que o nosso sumo Pontífice e Senhor Jesus, vosso santo Filho, vos oferece pelos pecados de seus irmãos. Aplaque-se a vossa ira, e perdoai nossa iniquidade. Eis que a voz do sangue de nosso irmão Jesus ergue da cruz até vós o seu clamor: “Ouvi, Senhor. Aplacai-vos, Senhor. Atendei e ponde mãos à obra; não tardeis mais, Deus meu, por amor de vós mesmo, porque esta cidade e este vosso povo têm a glória de se lhes haver dado o vosso nome”, e tratai-nos segundo a vossa misericórdia. Amém.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Deus eterno, sem princípio nem fim, grande em conselho e poderoso em obras, presente a tudo e em todos, acompanhai-nos nesta hora e ponde-vos no nosso meio; purificai os nossos corações e santificai as nossas almas; limpai-nos de todo pecado voluntário e involuntário, e dai-nos oferecer na vossa presença os sacrifícios racionais, hóstia de bênção, incenso espiritual que, penetrando o véu, suba até o Santo dos Santos.

Ó clementíssimo Deus, criador, protetor e redentor meu, bendigo-vos com todos os vossos anjos e eleitos e do mais íntimo do coração vos rendo graças por todos os dons e benefícios de corpo e de alma que hoje e sempre, com suma liberalidade, me haveis concedido. Mas que vos hei de retribuir, Senhor, por tudo o que me tendes dado? A mim mesmo e tudo o que me destes, assim como os louvores e afetos de amor de todos os santos, unido à Paixão e aos méritos de Cristo, como devida ação de graças: eis o que vos ofereço. Recebei, ó Pai eterno, esta minha oblação; oxalá pudesse eu, com maior afeto, vos louvar e glorificar agora e para sempre com todas as criaturas!

1. Ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria!
2. Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem!

1. Meu Deus, eu creio, adoro, espero e vos amo. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam.
2. Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos adoro profundamente e vos ofereço o preciosíssimo corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.

1. Deus, que tudo fazeis concorrer para o bem dos que vos amam, dai a nossos corações o inviolável afeto de vossa caridade, de modo que tentação alguma altere os desejos que nos inspirais. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
2. Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade, e, para merecermos alcançar o que prometeis, fazei-nos amar o que ordenais. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Ó Deus, que pela paciência do vosso Unigênito esmagastes a soberba do antigo inimigo, dai-nos, vo-lo pedimos, recordar dignamente o que ele por nós padeceu e assim, a seu exemplo, tolerar de ânimo igual nossas adversidades. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

1. Purificai, Senhor, com o fogo do Espírito Santo os nossos rins e o nosso coração, para que vos sirvamos de corpo casto e de coração puro vos sejamos gratos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
2. Por vossa imaculada conceição e perpétua virgindade, ó puríssima Virgem Maria, purificai o meu coração e a minha carne. — Tornai, Senhor, o meu coração imaculado, para que eu não seja confundido!, ou: Purificai o meu coração e o meu corpo, santa Maria!
3. Dai-nos, Deus eterno e todo-poderoso, alcançar pela inviolável virgindade da puríssima Virgem Maria pureza de mente e de corpo. Amém. — Coração de Maria, refúgio dos pecadores, rogai por nós que recorremos a vós!

1. Ó Deus, sob cujos olhos todo coração trepida e todas as consciências estremecem, infundi em nós a vossa misericórdia, vo-lo suplicamos, para que, sem presumirmos do valor de nossas boas obras, experimentemos não o vosso juízo numa morte repentina, mas sim o vosso perdão.
2. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós! Ó refúgio dos pecadores, Mãe dos agonizantes, não nos desampareis na hora da nossa morte, mas impetrai-nos dor perfeita e contrição sincera, a remissão de nossos pecados, a digna recepção do santíssimo Viático e a força do sacramento da Extrema-Unção, a fim de que nos possamos apresentar com maior segurança ao trono do justo mas misericordioso juiz, nosso Deus e redentor. Amém.
3. Ó São José, que partistes desta vida no doce regaço de Jesus e de Maria, vinde em meu socorro, ó santo patriarca, sobretudo quando a morte vier dar cabo de minha vida, e alcançai-me o que unicamente vos peço: o consolo de expirar nos mesmos braços santíssimos de Jesus e de Maria. Em vossas mãos, na vida e na morte, ó Jesus, Maria e José, entrego o meu espírito. Amém.

Dai à vossa Igreja, nós vos pedimos, Deus de misericórdia, que, reunida no Espírito Santo, de modo algum seja perturbada por perseguições hostis. Sufocai, Senhor, a soberba dos nossos inimigos, e com a força do vosso braço prostrai-lhes a obstinação. Não desprezeis, Deus todo-poderoso, o vosso povo, que a vós clama aflito; mas, pela glória do vosso nome, socorrei de rosto sereno os atribulados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Ó Deus todo-poderoso e eterno, que quisestes que eu, pecador, nascesse no seio da Igreja Católica Romana e me destes chegar assim ao conhecimento do vosso nome, concedei-me, propício, que, tendo-vos conhecido pela fé, seja levado a contemplar face a face vossa grandeza. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

1. Para que todos sejam um; como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
℣. E eu te digo: Tu és Pedro.
℟. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Oremos
Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”, não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja, e dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
2. Deus, que corrigis o que está errado, reunis o que está disperso e conservai o que está unido, nós vos pedimos que, por vossa clemência, derrameis sobre o vosso povo a graça da vossa união, de modo que, rejeitando toda divisão e unindo-se ao verdadeiro pastor da vossa Igreja, vos possa servir dignamente. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Infundi clemente em nossos corações, Senhor Deus, a graça do Espírito Santo, a qual nos purifique, com gemidos e lágrimas, das manchas dos nossos pecados e nos alcance, por vossa liberalidade, o efeito do tão almejado perdão. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Ó Deus, que a ninguém rejeitais, mas por misericórdia vos deixais aplacar o quanto quereis pela penitência dos pecadores: olhai propício para as nossas humildes preces e iluminai o nosso coração, a fim de podermos cumprir os vossos preceitos. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Ó clementíssimo Jesus, amante das almas, eu vos imploro, pela agonia do vosso santíssimo Coração e pelas dores de vossa Mãe Imaculada: lavai no vosso sangue os pecadores de todo o mundo que agora estão em agonia e hoje hão de morrer. Amém. — Coração agonizante de Jesus, tende piedade dos moribundos.

1. Deus, singular proteção da debilidade humana, mostrai a força do vosso auxílio sobre os vossos servos doentes, para que, ajudados por vossa misericórdia, mereçam apresentar-se incólumes aos olhos da vossa santa Igreja. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
2. Deus eterno e todo-poderoso, salvação eterna dos que creem: ouvi nossas preces pelos vossos servos doentes, para os quais imploramos o auxílio da vossa misericórdia; a fim de que, havendo recuperado a saúde, vos rendam graças na vossa Igreja. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

1. Ó Deus, Criador e o Redentor de todos os fiéis, concedei às almas de todos os vossos servos e servas o perdão de todos os seus pecados, e fazei que as nossas piedosas súplicas lhes alcancem a misericórdia que sempre desejaram. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
2. Deus dos espíritos e de toda carne, que, havendo conculcado a morte, vencestes o demônio e destes a vida ao vosso mundo: vós mesmo, Senhor, dai à alma do vosso servo N. defunto o repouso em lugar luminoso, em lugar verdejante, em lugar de refrigério, do qual estejam longe o sofrimento, a dor e o lamento; perdoai, qual Deus bondoso e clemente, todo culpa por ele cometida por palavra, obra ou pensamento, porque não há homem que viva e não peque; pois somente vós sois sem pecado, e a vossa justiça é justiça pelos séculos, e a vossa palavra é verdade. Porque sois a ressurreição, a vida e o repouso do vosso servo N. defunto, ó Cristo nosso Deus, também a vós rendemos glória, com o vosso Pai ingênito e o vosso santíssimo, bondoso e vivificante Espírito, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Deus eterno e todo-poderoso, que a todos salvais nem quereis que ninguém pereça, olhai para as almas enganadas por diabólica astúcia, a fim de que, deposta toda perversidade herética, os corações dos que erram tornem arrependidos à unidade da vossa verdade. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Eterno Deus, criador de todas as coisas, lembrai-vos de que as almas dos infiéis foram por vós criadas e feitas à vossa imagem e semelhança. (Eis, Senhor, que em opróbrio vosso se enche delas o inferno.) Lembrai-vos de que o vosso Filho Jesus, pela salvação dela, se sujeitou a atrocíssima morte. Não permitais, Senhor, que o vosso Filho seja por mais tempo desprezado dos infiéis; antes, aplacado pelas preces dos santos e da Igreja, esposa do vosso santíssimo Filho, lembrai-vos de vossa misericórdia e, esquecido da idolatria e infidelidade deles, fazei que também eles reconheçam um dia ao que enviastes, o Senhor Jesus Cristo, que é nossa salvação, vida e ressurreição, pelo qual fomos libertos e salvos, ao qual seja a glória pelos séculos dos séculos sem fim. Amém.

1. Deus da paz, amante e custódio da caridade, dai a todos os nossos inimigos paz e caridade verdadeira, e concedei-lhes a remissão de todos os pecados, e livrai-nos, por vosso poder, de suas insídias. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
2. Senhor, tende piedade dos que me odeiam e invejam, e também dos que me caluniam e detratam. Que nem um deles sequer padeça algum mal por causa de mim, imundo, nem neste século nem no futuro. Santificai-os em vossa misericórdia e protegei-os por vossa benignidade, ó Santíssimo.

Deus eterno e todo-poderoso, que tampouco à infidelidade dos judeus negais a vossa misericórdia, atendei às preces que pela cegueira daquele povo vos apresentamos, a fim de que, reconhecida a luz da vossa verdade, que é Cristo, sejam libertos de suas trevas. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.

Nós vos oferecemos, Senhor Jesus Cristo, os méritos de Maria, Mãe vossa e nossa, de pé junto à cruz, a fim de que, por sua piíssima intercessão, alcancemos o feliz efeito de vossa paixão e morte. Amém.

Deus eterno e todo-poderoso, que buscais sempre não a morte mas a vida dos pecadores, acolhei propício a nossa oração, e libertai os pagãos da idolatria e agregai-os à vossa santa Igreja, para louvor e glória do vosso nome. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Deus, que nos mandastes honrar pai e mãe, tende misericórdia das almas de meu pai e de minha mãe e perdoai-lhe os seus pecados; concedei-me a graça de os ver na alegria da luz eterna. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Ó clementíssima Maria, refúgio dos pecadores, eu vos imploro, pelas dores do vosso Coração cheio de compaixão e pela morte do vosso amado Filho, Jesus: impetrai a todos os pecadores do mundo, sobretudo aos que, por escândalos e falsas doutrinas, induzem outros ao pecado, a graça de sinceramente se converterem. Amém. — Coração compassivo de Maria, socorrei os pecadores.

Deus, que constituístes o vosso Filho unigênito sumo e eterno sacerdote, dai aos que ele escolheu por ministros e dispensadores dos vossos mistérios fidelidade no cumprimento da missão que receberam. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém. — Jesus, Salvador do mundo, santificais os vossos sacerdotes e levitas!

Senhor, nós vos pedimos que, ajudados pelos méritos do esposo de vossa santíssima Mãe, alcancemos por intercessão dele o que às nossas forças é impossível. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Que vos seja agradável, Santíssima Trindade, o obséquio da minha servidão, e concedei que o sacrifício que eu, indigno, ofereci aos olhos de vossa majestade vos seja agradável e, pela vossa misericórdia, propício a mim e a todos aqueles por quem o ofereci. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Santa Maria, socorrei os pobres, ajudai os fracos, consolai os tristes, rogai pelo povo, auxiliai o clero, intercedei por todas as mulheres; sintam todos a vossa ajuda, todos os que celebram a vossa memória.

Santo anjo, amparo de minh’alma miserável e de minha vida desvairada, não me abandones a mim, pecador, nem te afastes de mim por causa de minha acrasia; não deixes o espírito maligno assenhorear-se de mim por apoderar-se deste corpo mortal. Segura-me pela mão, miserável e fraca, e conduze-me à senda da salvação.
Sim, santo anjo de Deus, guarda e protetor de minh’alma miserável e de meu corpo, perdoa-me tudo em que te haja ofendido todos os dias de minha vida e se em algo pequei neste dia. Protege-me esta noite e guarda-me de toda tentação do adversário, para que eu não ofenda a Deus com pecado algum. Roga por mim ao Senhor que me confirme no seu temor e me faça digno servo da sua bondade. Amém.

Todo aquele que quiser salvar-se, antes de mais é preciso que professe a fé católica; quem não a conservar íntegra e pura sem dúvida perecerá para sempre.
Ora, a fé católica é esta: que veneremos um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade, sem confundir as Pessoas nem dividir a substância. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a sua glória, coeterna a sua majestade. Tal como é o Pai, assim é o Filho e assim o Espírito Santo. Incriado é o Pai, incriado é o Filho e incriado é o Espírito Santo. Imenso é o Pai, imenso é o Filho e imenso o Espírito Santo. Eterno é o Pai, eterno é o Filho e eterno é o Espírito Santo, e contudo não são três eternos, mas um só eterno, assim como não são três incriados nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Igualmente, onipotente é o Pai, onipotente o Filho e onipotente o Espírito Santo, e contudo não são três onipotentes, mas um só omnipotente. Do mesmo modo, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, e contudo não são três deuses, mas um só Deus. Igualmente, o Pai é o Senhor, o Filho é o Senhor e o Espírito Santo é o Senhor, e contudo não são três senhores, mas um só é o Senhor. Pois, assim como a verdade cristã nos obriga a confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, também a religião católica nos proíbe afirmar serem três deuses ou senhores.
O Pai por ninguém foi feito, nem criado nem gerado. O Filho não foi feito nem criado, mas é gerado só do Pai. O Espírito Santo não foi feito nem criado, nem é gerado, mas procede do Pai e do Filho. Portanto, há um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos. E nesta Trindade, nada é anterior ou posterior, nada é maior ou menor, senão que as três Pessoas são coeternas e iguais entre si. De modo que em tudo, como já foi dito antes, se deve venerar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade. Portanto, quem quiser salvar-se deve ter esta fé na Trindade.
Mas, para alcançar a salvação eterna, também é necessário crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, a reta fé consiste em que acreditemos e confessemos que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem: Deus, gerado da substância do Pai antes do início dos tempos, e é homem, nascido da substância de sua Mãe no tempo, perfeito Deus e perfeito homem, subsistente com alma racional e carne humana, igual ao Pai segundo a divindade, menor que o Pai segundo a humanidade. E embora seja Deus e homem, Cristo é um só, e não dois: um só, não por conversão da divindade em carne, mas pela assunção da humanidade em Deus; absolutamente um só, não por confusão de substância, mas por unidade de Pessoa. Pois, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também é um só Cristo, Deus e homem. O qual padeceu para nossa salvação, desceu aos infernos, ao terceiro dia ressuscitou, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai onipotente, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. À sua vinda, todos os homens hão de ressuscitar com os seus corpos e prestar contas dos seus próprios atos, e os que tiverem feito o bem irão para a vida eterna; os que tiverem feito o mal, para o fogo eterno.
Esta é a fé católica; quem não crer nela fiel e firmemente não poderá salvar-se.

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
Nas contas em que se rezaria o Pai-nosso, diz-se: Pai eterno, eu vos ofereço o corpo e o sangue, a alma e a divindade do vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em propiciação pelos nossos pecados e pelos do mundo inteiro.
Nas contas em que se rezaria a Ave-Maria, diz-se: Por sua dolorosa Paixão, tende piedade de nós e do mundo inteiro.
Em conclusão, diz-se três vezes: Santo Deus, Santo forte, Santo imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
℣. Abri, Senhor, os meus lábios.
℟. E a minha boca anunciará o vosso louvor.
℣. Deus, vinde em meu auxílio.
℟. Senhor, apressai-vos em me socorrer.
℣. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟. Assim como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.
Todos: Santo Deus, Santo forte, Santo imortal, tende misericórdia de nós.
Pai nosso, etc. Amém.
℣. A vós o louvor, a vós a glória, a vós a ação de graças pelos séculos sempiternos, ó Santíssima Trindade.
℟. Santo, santo, santo, Senhor Deus dos exércitos. Os céus e a terra proclamam a vossa glória.
℣. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
℟. Assim como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.
Todos: A vós, Deus Pai ingênito; a vós, Filho unigênito; a vós, Espírito Santo Paráclito, santa e indivisa Trindade, de todo o coração e boca confessamos, louvamos e bendizemos. A vós a glória pelos séculos.
℣. Bendigamos ao Pai e ao Filho com o Santo Espírito.
℟. Louvêmo-lo e exaltêmo-lo pelos séculos.
Oremos
Deus eterno e todo-poderoso, que destes aos vossos servos conhecer, na confissão da verdadeira fé, a glória da Trindade eterna e, no poder de sua majestade, adorar a sua unidade, nós vos pedimos que, pela firmeza da mesma fé, sejamos sempre protegidos de todas as adversidades. Por Cristo, Senhor nosso.
Todos: Amém.
Todos: Livrai-nos, salvai-nos, vivificai-nos, ó Santíssima Trindade.
.png)

Eu te adoro, ó Cristo, Deus no santo altar,
no teu sacramento vivo a palpitar!
Dou-te, sem partilha, vida e coração;
pois de amor me inflamo na contemplação.
Tato e vista falham, bem como o sabor;
só por meu ouvido tem a fé vigor.
Creio o que disseste, ó Jesus, meu Deus,
Verbo da Verdade, vindo a nós dos céus.
Tua divindade não se viu na cruz,
nem a humanidade vê-se aqui, Jesus;
ambas eu confesso como o bom ladrão,
e um lugar espero na eternal mansão.
Não me deste a dita como a São Tomé,
de tocar as chagas, mas eu tenho fé.
Faze que ela cresça com o meu amor,
e minha esperança tenha novo ardor.
Dos teus sofrimentos é memorial,
este pão de vida, pão celestial;
dele eu sempre queira mais me alimentar,
sentir-lhe a doçura divinal sem par.
Bom Pastor piedoso, Cristo, meu Senhor,
lava no teu sangue a mim pecador,
pois que uma só gota pode resgatar
do pecado o mundo e o purificar.
Ora te contemplo, com espesso véu,
mas desejo ver-te, bom Jesus, no céu.
face a face um dia, hei de ti gozar,
nessa doce Pátria sem fim te amar.
Amém.

Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Enfermo, venho ao médico da vida; impuro, à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Rogo pois a abundância da vossa liberalidade, para que vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza, vestir minha nudez. Que eu receba o pão dos anjos, o rei dos reis e o Senhor dos senhores com o respeito e a humildade, a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convêm à salvação de minha alma. Dai-me receber não só o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, mas também o seu efeito e a sua força. Ó Deus mansíssimo, dai-me receber com tais disposições o Corpo que o vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, tomou da Virgem Maria, que eu seja incorporado ao seu Corpo místico e contado entre os seus membros. Ó Pai amantíssimo, concedei-me que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa eu na eternidade contemplá-lo face a face. Ele, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo e é Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Creio em ti, Senhor Jesus Cristo, porque tu és a suma verdade, que disseste: “A minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue, verdadeiramente bebida” (Jo 6,55). — Espero em ti, ó misericórdia infinita, porque tu, bom para conosco, nos prometeste: “Quem comer deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51). — Amo-te, ó bondade eterna, sobre todas as coisas, com a caridade derramada em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5), e por isso me arrependo de todo o coração dos pecados cometidos, e os detesto com o propósito de não tornar a pecar: “Não desprezareis, Deus, um coração contrito e humilhado” (Sl 50,19).

Ave, ó verdadeiro Corpo nascido da Virgem Maria, que verdadeiramente padeceu e foi imolado na cruz pelo homem. De seu lado transpassado fluiu água e sangue. Sede para nós penhor no momento da morte. Ó doce Jesus! Ó bom Jesus! Ó Jesus, Filho de Maria!

Creio, ó meu Jesus, que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e desejo-vos possuir em minha alma. Mas como agora não vos posso receber sacramentalmente, vinde espiritualmente ao meu coração. E, como se já vos tivesse recebido, uno-me inteiramente a vós; não consintais que de vós me aparte.

Eu vos imploro, dulcíssimo Jesus Cristo, que a vossa paixão seja para mim a virtude de que eu esteja munido, protegido e defendido; que as vossas chagas sejam para mim a comida e a bebida de que eu esteja alimentado, inebriado e deliciado; que a aspersão do vosso sangue seja para mim a purificação de todos os meus delitos; que a vossa morte seja para mim glória sempiterna. Nisso esteja o meu alimento e a minha alegria, a minha salvação e a doçura de meu coração. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Louvai o Senhor, todas as nações;
louvai-o, todos os povos,
porque se confirmou sobre nós a sua misericórdia,
e a verdade do Senhor permanece eternamente.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Ó salutar Hóstia,
que do céus abris a porta:
guerras oprimem hostis;
dai-nos força, trazei auxílio.
Que nos alimentais com vossa carne,
a vós o louvor, ó bom Pastor,
com o Pai e com o Espírito,
pelos séculos sem fim.
Amém.

Vamos todos louvar juntos
o mistério do amor,
pois o preço deste mundo
foi o sangue redentor,
recebido de Maria,
que nos deu o Salvador.
Veio ao mundo por Maria,
foi por nós que ele nasceu.
Ensinou sua doutrina,
com os homens conviveu.
No final de sua vida,
um presente ele nos deu.
Observando a Lei mosaica,
se reuniu com os irmãos.
Era noite. Despedida.
Numa ceia: refeição.
Deu-se aos Doze em alimento,
pelas suas próprias mãos.
A Palavra do Deus vivo
transformou o vinho e o pão
no seu sangue e no seu corpo
para a nossa salvação.
O milagre nós não vemos,
basta a fé no coração.
Tão sublime sacramento
adoremos neste altar,
pois o Antigo Testamento
deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé por suplemento
os sentidos completar.
Ao eterno Pai cantemos
e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
na Trindade, eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos
a alegria do louvor.
Amém.
℣. Do céu lhes destes o pão. (Aleluia.)
℟. Que contém todo o sabor. (Aleluia.)
Oremos
Deus, que neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão: dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

1. Nós vos damos graças, ó Senhor filantropo, benfeitor de nossas almas, porque também no presente dia nos fizestes dignos dos vossos celestes e imortais Mistérios. Endireitai o nosso caminho, confirmai no vosso temor a todos nós, guardai a nossa vida e tornai seguros os nossos passos, pelas preces e súplicas da gloriosa Teótoco e sempre Virgem Maria e de todos os vossos santos.
2. Nós vos damos graças, Deus e Pai de Jesus Cristo, nosso Salvador, pelo vosso santo nome, que fizestes habitar em nós, e pelo conhecimento, pela fé, pela caridade e pela imortalidade que nos destes por Jesus, vosso Filho, por meio do qual, Senhor todo-poderoso, Deus de todas as coisas, criastes o mundo e o que nele há, insculpistes a lei em nossas almas e pusestes à disposição dos homens o necessário à vida. Vós, Deus dos nossos santos e inocentes patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, vossos servos fiéis; vós, Deus poderoso e fiel, veraz e honesto em vossas promessas, que enviastes à terra o vosso Cristo Jesus, a fim de que, sendo Deus Verbo e homem, convivesse com os homens como um deles e erradicasse o erro, lembrai-vos por Ele, também agora, da vossa santa Igreja, que adquiristes pelo precioso sangue do vosso Cristo; livrai-a de todo mal e consumai-a na vossa caridade e na vossa verdade, e reuni-nos a todos no vosso reino, que nos haveis preparado.

São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, a própria inocência, e Maria, Virgem das virgens: em nome de Jesus e de Maria, este duplo tesouro que vos foi tão caro, vos suplico que me conserveis livre de toda impureza, para que com alma pura e corpo casto eu sirva sempre fielmente a Jesus e a Maria. Amém.

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo, de vós o recebi; por isso a vós, Senhor, o entrego e restituo, para que disponhais de tudo segundo a vossa vontade. Concedei-me somente o vosso amor e a vossa graça, que isto me besta, e não desejo outra coisa da vossa misericórdia infinita. Amém.
.png)

1. Ao Deus único, rei dos séculos imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.
2. Bendita seja a santa e indivisa Trindade, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
3. Santo Deus, santo forte, santo imortal, tende piedade de nós. — 4. Santíssima Trindade, tende piedade de nós; Senhor, sede propício aos nossos pecados; Senhor, perdoai-nos as nossas iniquidades, por causa do vosso nome.

1. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
2. Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós.
3. Coração sacratíssimo e misericordioso de Jesus, dai-nos a paz.

1. Graças e louvores se deem a todo momento ao santíssimo e diviníssimo Sacramento.
2. Salve, ó Vítima salutar, oferecida no patíbulo da cruz por mim e por todo o gênero humano.
3. Salve, ó Sangue precioso, que jorrais dos chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado e purificais os pecados de todo o mundo.
4. Lembrai-vos, Senhor, da vossa criatura, que redimistes com o vosso preciosíssimo Sangue.

1. Jesus, Maria e José, socorrei-nos!
2. Amado Jesus, José e Maria, dou-vos o coração e a alma minha; amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia; amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós a alma minha.

1. Ó Cruz, certeza de salvação. Ó Cruz, à qual sempre adoro. Ó Cruz do Senhor, que estás sempre comigo. Ó Cruz, na qual me refugio.
2. Salve, ó cruz, única esperança!
3. Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima, altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas.
PREPARAÇÃO PARA A SANTA MISSA
FORMULA DE INTENÇÃO PARA A MISSA
ORAÇÃO ATRIBUIDA AO PAPA CLEMENTE XI
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
ORAÇÃO DE SANTO AMBRÓSIO
ORAÇÃO DE SÃO TOMÁS AQUINO
ORAÇÃO DE SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
ACÇÃO DE GRAÇAS APÓS A SANTA MISSA
ALMA DE CRISTO
ORAÇÃO ATRIBUIDA AO PAPA CLEMENTE XI
CÂNTICO DOS 3 JOVENS NA FORNALHA
ORAÇÃO A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO CRUCIFICADO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA
OFERECIMENO DE SI MESMO
ORAÇÃO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO
ORAÇÕES DEVOCIONAIS DA PAIXÃO DE CRISTO PARA A QUARESMA
ORAÇÕES DE STA. BRÍGIDA
DEVOÇÃO ÁS 5 CHAGAS DE JESUS CRISTO
LADAÍNHA DOS SAGRADOS ESTIGMAS
MEDITAÇÃO SOBRE AS CHAGAS DE JESUS
SETE PALAVRAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
ORAÇÕES ÀS CHAGAS DE JESUS
NOVENA EFICAZ ÀS CHAGAS DO CORAÇÃO
ROSARIO DAS CHAGAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
LADAÍNHA DAS SANTAS CHAGAS E DE NOSSA SENHORA
COROA DAS SANTAS CHAGAS
ORAÇÕES PRÓPRIAS DOS SANTOS

LADAINHA DOS SANTOS FRANCISCO E JACINTA
Senhor, tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós, Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
Virgem dos Pastorinhos, rogai por nós.
São Francisco Marto, rogai por nós.
Santa Jacinta Marto, rogai por nós.
Crianças chamadas por Jesus Cristo, *
Crianças chamadas a contemplar a Deus no Céu, *
Pequeninos a quem o Pai revela os mistérios do Reino, *
Pequeninos privilegiados do Pai, *
Louvor perfeito das maravilhas de Deus, *
Imagens do abandono filial, como crianças ao colo da mãe, *
Vítimas de reparação em benefício do Corpo de Cristo, *
Confidentes do Anjo da Paz, *
Custódios, como o Anjo da Pátria, *
Adoradores com o Anjo da Eucaristia, *
Videntes da Mulher revestida com o Sol, *
Videntes da Luz que é Deus, *
Filhos prediletos da Virgem Mãe, *
Ouvidos atentos à solicitude materna da Virgem Maria, *
Advogados da Mensagem da Senhora mais brilhante que o Sol, *
Arautos da palavra da Mãe de Deus, *
Profetas do triunfo do Coração Imaculado de Maria, *
Cumpridores dos desígnios do Altíssimo, *
Fiéis depositários da Mensagem, *
Emissários da Senhora do Rosário, *
Missionários dos pedidos de Maria, *
Portadores dos apelos do Céu, *
Zeladores do Vigário de Cristo, *
Confessores da vida heroica na verdade, *
Consoladores de Jesus Cristo, *
Exemplos da caridade Cristã, *
Servos dos doentes e dos pobres, *
Reparadores das ofensas dos pecadores, *
Amigos dos homens junto do trono da Virgem Maria, *
Lírios de candura a exalar santidade, *
Pérolas brilhantes a resplandecer beatitude, *
Serafins de amor aos pés do Senhor, *
Oblações a Deus para suportar os sofrimentos em ato de reparação, *
Exemplo admirável na partilha com os pobres, *
Exemplo incansável no sacrifício pela conversão dos pecadores, *
Exemplo de fortaleza nos tempos de adversidade, *
Enamorados de Deus em Jesus, *
Pastorinhos que nos guiais ao Cordeiro, *
Discípulos da escola de Maria, *
Interpeladores da humanidade, *
Frutos da árvore da santidade, *
Dom para a Igreja Universal, *
Sinal divino para o Povo de Deus, *
Testemunhas da graça divina, *
Estímulo à vivência do batismo, *
Experiência da presença amorosa de Deus, *
Eloquentes na intimidade de Deus, *
Intercessores, junto de Deus, pelos pecadores, *
Construtores da Civilização do Amor e da Paz, *
Lâmpadas a alumiar a humanidade, *
Luzes amigas a iluminar as multidões, *
Luzeiros a refulgir no caminho da humanidade, *
Chamas ardentes nas horas sombrias e inquietas, *
Candeias que Deus acendeu, rogai por nós.
Cristo ouvi-nos, Cristo ouvi-nos.
Cristo atendei-nos, Cristo atendei-nos.
ORAÇÃO CONCLUSIVA:
Deus de infinita bondade, que amais a inocência e exaltais os humildes, concedei pela intercessão da Imaculada Mãe do vosso Filho, que à imitação dos bem-aventurados Francisco e Jacinta, Vos sirvamos na simplicidade de coração para podermos entrar no reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Edição do Santuário de Fátima
por: Cardeal Dom António Marto, Bispo de Fátima
.png)


.jpg)


























.jpg)


















