83 – O QUE É O ROSÁRIO?
É um conjunto de orações acompanhadas da meditação dos principais mistérios da vida de Nosso Senhor e de Nossa Senhora. Chama-se Rosário por ser como uma coroa de rosas que se oferece a Maria.
84 – QUEM COMPÕS O ROSÁRIO?
Na sua forma atual, o Rosário foi composto por São Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores, que foi para isso favorecido com uma revelação particular de Maria no ano 1206.
85 – DONDE PROVÊM A EXCELÊNCIA DO ROSÁRIO?
a) Da sua origem: pois foi a própria Santíssima Virgem quem o revelou a São Domingos;
b) Das orações que o compõem: Credo, resumo das verdades da nossa Fé; Pai-nosso e Avé-Maria, as mais belas orações; Glória ao Pai, ato de fé e adoração à Santíssima Trindade; meditação dos mistérios da Fé;
c) Da autoridade da Igreja que autorizou e recomendou por diversas vezes esta prática. Só o Papa Leão XIII escreveu 22 documentos, entre os quais várias encíclicas, sobre o Rosário. Pode-se, portanto, dizer que é a devoção particular mais recomendada pela Igreja.
86 – DEVE REZAR-SE SEMPRE O ROSÁRIO
É muito útil e salutar rezar todos os dias pelo menos o Terço, pois esta é a recomendação da Igreja e este foi o insistente apelo de Nossa Senhora nas aparições de Lourdes e Fátima:
“O Rosário ou Terço é a oração que Deus, por meio da Sua Igreja e de Nossa Senhora, nos tem recomendado com maior insistência para todos em geral, como caminho e porta de salvação” (Irmã Lúcia, Apelos, nº 12).
“Rezai o Terço todos os dias” (Nossa Senhora em Fátima, 13 maio de 1917)
87 – A IGREJA RECOMENDA ALGUMA FORMA ESPECIAL DE SE REZAR O TERÇO?
Sim, o Terço rezado em família ou em comunidade. Para cada dia que o fiel, em família ou em comunidade, rezar piedosamente o Terço, meditando nos mistérios, a Igreja concede uma indulgência plenária, observadas as outras condições gerais. A Igreja exorta também os fiéis a rezarem o Terço no mês de Outubro – o Mês do Rosário – ou diante do Santíssimo Sacramento exposto.
88 – O QUE É A LADAÍNHA DE NOSSA SENHORA?
É uma oração aprovada pela Igreja composta por 51 invocações a Nossa Senhora, recordando os seus principais privilégios e títulos de honra, de veneração e de amor, pedindo a sua proteção: “rogai por nós”.
89 – PODERIA DAR A EXPLICAÇÃO DE ALGUMAS DESSAS INVOCAÇÕES?
Sim. Espelho de justiça: Maria é o espelho da perfeição cristã. Todas as virtudes cristãs brilham no Coração Imaculado de Maria. Este espelho de santidade foi-nos dado como uma luz a guiar-nos no caminho da santidade.
Sede de sabedoria: ou templo da Sabedoria, Templo de Deus, este título convém eminentemente a Maria, Mãe de Deus.
Causa da nossa alegria: Maria é causa da nossa alegria espiritual, pois nos trouxe Jesus e é por Ela que nos vem a graça da Deus.
Vaso espiritual: como um vaso precioso, o Coração de Maria encerra os dons espirituais da divina graça.
Vaso honorífico: este título convém à alma de Maria, onde permaneceu sempre a graça de Deus e a seu corpo, do qual o Divino Espírito Santo formou o Corpo de Jesus.
Vaso insigne de devoção: Maria encerra de maneira insigne, notabilíssima, a maior devoção de que é capaz uma criatura.
Rosa mística: a rosa é a rainha das flores, portanto é muito natural que Maria, rainha dos Anjos e dos Santos, seja comparada à rosa.
Torre de David: David, tendo-se apoderado da torre dos Jebuseus, a qual dominava Jerusalém e servia de defesa àquela cidade, aumentou-a, fortificou-a e confiou-a aos soldados mais experimentados. Maria é a torre inexpugnável de defesa da Igreja contra os inimigos de todos os tempos (Jerusalém é figura da Igreja).
Torre de marfim: Nossa Senhora é aqui comparada a uma torre de uma alvura semelhante à do marfim, para nos lembrar a sua pureza imaculada e o poder que Deus lhe concedeu contra os inimigos da religião.
Casa de ouro: o ouro é símbolo da caridade, rainha das virtudes. Maria amou a Deus e ao próximo como nenhuma criatura.
Arca da aliança: já abundantemente explicado este título.
Porta do céu: este título pertence em primeiro lugar a Jesus Cristo, “Eu Sou a Porta”; mas, Maria também, de maneira subordinada a Jesus, é a porta do Céu, pela qual nos vêm as graças de Deus, e pela qual podemos ir a Deus.
Estrela da manhã: a estrela da manhã anuncia a chegada do sol, a dissipação das trevas ; assim a chegada de Maria anuncia a vinda de Jesus, Sol de justiça que dissipa as trevas do pecado.