O SEGREDO DA VIRGEM MARIA

 

PRIMEIRA PARTE: 

 

O LUGAR QUE MARIA DESEMPENHA NA NOSSA SANTIFICAÇÃO

 

NECESSIDADE DE SANTIFICAR-SE POR MEIO DE MA

O que Deus exige de ti é que a tua alma, feita à Sua imagem e remida com o sangue de Cristo, chegue a ser, nesta vida, santa como Ele, e, como Ele, feliz na outra. A tua vocação mais certa consiste na aquisição da santidade, para onde devem convergir todos os teus pensamentos, palavras, obras, sofrimentos: numa palavra, todos os movimentos da tua vida.

Deves preocupar-te, por conseguinte, em não resistir à vontade de Deus, transcurando o grande fim para que unicamente te criou e te conservou até agora!

Que maravilha! O lodo mudado em luz, a imundície em pureza, o pecado em santidade, a criatura no Criador, o homem em Deus! É uma obra admirável, repito, porém, difícil, de per se só, e inatingível pela natureza humana exclusivamente. Ninguém a pode levar a cabo sem a graça de Deus, e uma graça tão abundante e extraordinária. A criação do universo não foi uma obra tão grande como esta.

E tu, como a realizarás em ti próprio? Que meios pensas adotar para atingir a perfeição a que Deus te chama? Todos nós conhecemos os meios de santificação e salvação: estão registados no Evangelho, que foram explicados pelos mestres da vida espiritual e postos em prática pelos santos. Quem se quer salvar e atingir a perfeição precisa de espírito de humildade, de filial abandono aos braços da Providência Divina e de conformidade à vontade de Deus.

Para pôr em prática estes meios é, sem dúvida, absolutamente necessária a graça de Deus que, mais a uns, menos a outros, é dada a todos... Digo mais a uns menos a outros, porque Deus, não obstante ser infinitamente bom, não dá a todos o mesmo grau de graça, ainda que não deixe de dar o suficiente a nenhum. Uma alma fiel, com muita graça, pode dar grandes passos, e com pouca, pequenos.

O que dá valor e faz subir o preço das nossas ações é a graça dada por Deus e secundada pela alma.

Todos estes são princípios incontestáveis.

Por isso, tudo se reduz a encontrar um meio fácil em que se obtenha de Deus a graça necessária para ser santos, e é precisamente isso que te quero ensinar. Portanto, sem mais e desde já te digo que, para encontrar esta graça de Deus, é necessário encontrar Maria Santíssima.

 

 

CARGO E PRERROGATIVAS DA SANTÍSSIMA VIRGEM

 

 

  1. Maria somente encontrou graça diante de Deus, tanto para si como para todos e para cada um dos homens em particular; aquela graça que nem os patriarcas, nem os profetas, nem qualquer santo do Antigo Testamento puderam encontrar.

 

    1. Foi ela que deu o corpo e a vida ao autor de toda a graça, e por esta prerrogativa lhe chamam Mater gratie, Mãe da graça.

 

    1. Deus Pai, de quem provêm como de fonte essencial todas as graças, dando-lhe o Seu divino Filho, deu-lhe também todas as graças: de maneira que, como diz São Bernardo, n´Ele e com Ele foi-lhe dada a própria vontade de Deus.

 

    1. Deus escolheu-a para tesoureira, administradora e dispenseira de todas as graças, de modo que todos os dons passam pelas suas mãos, e em conformidade com este poder, acrescenta São Bernardino, ela distribui a quem quer, como quer, quando quer e na medida que quer, as graças do eterno Pai, as virtudes de Jesus Cristo e os dons do Espírito Santo.

 

    1. Como na ordem natural é necessário que uma criança tenha um pai e uma mãe, assim na ordem sobrenatural é necessário que um verdadeiro filho da Igreja tenha Deus por Pai e Maria por Mãe; e quem se gabasse que tem Deus por Pai e não nutrisse uma verdadeira ternura filial por Maria, cairia num grande engano, pois que por pai não lhe restaria senão o demónio.

 

    1. Dado que Maria formou a cabeça dos predestinados, Jesus Cristo, compete-lhe também formar os membros desta cabeça, os cristãos; pois que uma mãe não forma uma cabeça sem os membros, nem os membros sem a cabeça. Quem por isso quer ser membro de Jesus Cristo, cheio de graça e de verdade, deve formar-se em Maria, mediante a graça de Jesus, que reside nela em toda a sua plenitude exatamente para depois se comunicada aos verdadeiros membros de Jesus Cristo e aos verdadeiros santos.

 

    1. O Espírito Santo que escolheu Maria para esposa, nela, por meio dela e dela produziu a sua obra-prima, o Verbo encarnado Jesus, e, como jamais a repudiou, todos os dias continua a produzir nela e por meio dela os predestinados, de uma maneira verdadeiramente misteriosa.

 

    1. Deus participou a Maria um domínio especial sobre as almas, para que as alimente e faça crescer. Santo Agostinho até chega a dizer que os predestinados deste mundo estão todos como que fechados no seio de Maria e não vêm à luz enquanto esta boa Mãe os não conduza à vida eterna. Como a criança recebe da mãe todo o alimento, assim todos os predestinados recebem de Maria toda a alimentação espiritual e todas as forças.

 

    1. É unicamente a Maria que o Pai Celeste diz: In Jacob inhabita: reside, ó minha filha, em Jacob, ou seja, nos Meus eleitos, reconhece-te em Jacob. A Maria diz o divino filho: In Israel inhaereditare: herda, ó Minha Mãe, em Israel, ou seja, nos predestinados; a Maria, enfim, diz o Espírito Santo: in electis meis mitte radices; estabelece-te, ó minha esposa fiel, nos meus escolhidos. Por isso, cada um que queira pertencer ao número dos eleitos e predestinados deve ter Maria como hóspede da sua casa, ou seja, da sua alma e deixar que lá semeie raízes da profunda humildade, de caridade ardente e de todas as outras virtudes.

 

COMO MARIA FORMA JESUS EM NÓS

 

 

Santo Agostinho chama a Virgem com o nome de modelo, molde de Deus: forma Dei; e é-o, na verdade. Quero dizer que somente nela se formou o Homem-Deus, ao natural, sem lhe faltar nenhum dos alineamentos divinos; e é igualmente só nela que o homem se pode transformar em Deus ao natural, enquanto a natureza humana o pode conseguir com a graça de Jesus Cristo.

 

O artista pode reproduzir ao natural, de duas maneiras, uma estátua ou um busto: trabalhando a matéria dura e informe a golpes de cinzel e outros instrumentos adaptados, ou extraindo-a de um molde. O primeiro modo é longo, difícil e exposto a muitos enganos, pois basta um golpe de martelo ou de buril mal dado para arruinar tudo. O segundo, ao invés, é rápido, fácil e agradável, quase sem fadiga nem dispêndio, desde que o molde seja perfeito e represente ao natural a figura, e a matéria de que nos servimos seja maleável e não oponha qualquer resistência à mão.

 

O grande molde de Deus preparado pelo Espírito Santo para formar ao natural um Deus-homem, mediante a união hipostática, e para formar um homem-Deus mediante a graça, é Maria Santíssima.

Nem um só dos lineamentos divinos falta a este molde; quem quer que se meta nele e se deixe manejar, recebe imediatamente os lineamentos de Jesus Cristo, verdadeiro Deus. E isto dá-se de uma maneira suave e proporcionada à fraqueza humana, sem grandes penas e fadigas; de maneira segura, sem receio de ilusões, pois o demónio não pode lá tomar parte e jamais poderá entrar onde estiver Maria; de maneira santa e imaculada, sem a mínima mancha de culpa

 

Que diferença entre uma alma formada em Jesus Cristo com os meios ordinários, à maneira do escultor que confia na própria habilidade, e uma outra alma dócil, simples, bem formada, que longe de confiar em si própria se mete em Maria e lá se deixa manejar pela ação do Espírito Santo! Quantas manchas, quantos defeitos, quantas obscuridades, quantas ilusões, e quanto de natural e humano há na primeira! Como, ao invés, é pura, divina e semelhante a Jesus Cristo a segunda!

 

Nunca se há-de encontrar uma criatura, nem entre os santos, nem entre os próprios querubins e serafins do Céu, onde Deus manifeste tanto as Suas perfeições externas e internas como em Maria Santíssima. Ela é o paraíso de Deus, o Seu mundo inefável, onde entrou a segunda Pessoa da Santíssima Trindade para operar maravilhas, para guardá-la e lá depositar as suas complacências. Deus fez um mundo para o homem terreno que é a Terra que habitamos, e um mundo para o homem glorificado, que é o paraíso; mas fez também um mundo para Si próprio, pondo-lhe o nome de Maria: mundo desconhecido para quase todos os mortais da Terra e incompreensível até para os santos e anjos do Céu, os quais, estupefactos por verem Deus tão acima deles, tão longe e oculto neste mundo da divina Maria, clamam incessantemente:«Santo, Santo, Santo!».

 

Feliz, mil vezes feliz sobre a Terra, a alma a quem o Espírito Santo revela o segredo de Maria, a fim de que o conheça, a quem abre este jardim fechado até que lá entre, esta fonte lacrada até que lá encontre a água viva da graça e mate a sede à sua corrente. Esta alma encontrará Deus sem mescla de criaturas, nesta amabilíssima criatura, e um Deus que, além de Se mostrar infinitamente Santo e sublime, mostra-Se também infinitamente condescendente e ao alcance da nossa fraqueza. Deus está sempre presente em toda a parte, pode-Se encontrar até no inferno: mas não há um lugar em que a criatura O possa encontrar tão pertinho e ao alcance da sua fraqueza como em Maria, e de facto desceu e encarnou precisamente nela. Em todas as outras partes, Ele apareceu como o Pão dos fortes e dos anjos, em Maria, ao invés apareceu como o Pão dos pequeninos, das crianças.

 

Ninguém, portanto, pense, como certos falsos mestres, que Maria sirva de impedimento à união com Deus pelo motivo de ser também ela uma simples criatura. Não é já Maria que vive, é Jesus Cristo, é Deus que vive nela. A transformação de Maria em Deus supera aquela atingida por São Paulo e outros santos, mais do que quanto o Céu se eleva sobre a Terra. Maria nasceu unicamente para Deus, e longe de entreter as almas em si, faz de maneira que enderecem o seu voo para Deus e tanto mais perfeitamente os une a Ele, quanto mais unidas estão a ela.

 

Maria é o eco admirável de Deus. Quando se grita: «Maria», nada mais responde que:«Deus», e quando se saúda «bem-aventurada» com Santa Isabel, ela nada mais faz que exaltar a Deus. Se os falsos mestres, de quem tanto o demónio tem abusado, até na oração, tivessem sabido encontrar Maria e por Maria, Jesus, e por Jesus, Deus, não teria dado tão solenes cabeçadas. Uma vez que por Maria se encontrou Jesus e por Jesus Deus Pai, tem-se todo o bem, como costumam dizer as almas santas. E dizendo todo o bem compreende-se tudo: a defesa dos inimigos de Deus, a verdade contra a mentira, a facilidade de vencer as dificuldades no caminho da salvação, a alegria e a suavidade nas amarguras da vida.

 

Não é que quem encontrou Maria com a perfeita devoção fique isento de cruzes e sofrimentos... pelos contrário, terá ainda mais que os outros, pois a Virgem Mãe dos viventes dá aos seus filhos pernadas da árvore da vida, isto é, da Cruz de Jesus; mas ao distribuir estas cruzes, dá também a graça para as levar com paciência e até com alegria, de forma que as cruzes que manda aos seus filhos são cruzes por assim dizer doces, antes que amargas, ou se antes sentem, por algum tempo, a amargura do cálice, que os amigos de Deus necessariamente devem beber, a consolação e alegria que esta boa Mãe faz suceder depois à tristeza, dá lenitivo e coragem para levar outras cruzes ainda mais pesadas e mais amargas.

 

CONCLUSÃO

 

Concluamos pois que toda a dificuldade está em saber verdadeiramente encontrar Maria Santíssima e com ela a abundância de todas as graças. Deus é Senhor absoluto de tudo, e pode, quando quer, comunicar diretamente o que ordinariamente não comunica senão por intermédio de Maria; e seria mesmo temerário negar que por vezes o faça; contudo, consoante a ordem estabelecida pela sabedoria divina, como afirma São Tomás, Deus, na ordem da graça, não Se comunica, de ordinário, aos homens, senão por meio de Maria. Para elevar-se e unir-se a Ele, é indispensável servir-se do próprio meio que Ele usou para se fazer homem e comunicar as Suas graças; isto é a verdadeira devoção à Virgem Santíssima.

 

 

 

SEGUNDA PARTE: A verdadeira devoção á Virgem ou santa escravidão de amor

 

ESCOLHA DA VERDADEIRA E PERFEITA DEVOÇÃO

 

 

Sem querer falar aqui das falsas, existem muito boas devoções à Virgem Santíssima.

A primeira consiste dos próprios deveres de cristãos, evitando o pecado mortal, fazendo as coisas mais por amor que por temor, rezando de quando em quando à Virgem e honrando-a como Mãe de Deus, sem nenhuma outra prática especial.

A segunda consiste em cultivar para com Maria Santíssima altos sentimentos de estima, amor, veneração e confiança: desejo ardente de fazer parte das Congregações Marianas; recitar a coroa do Santo Rosário; honrá-la e adornar as imagens e os altares de Maria; difundir os seus louvores, inscrever-se nas suas congregações. E esta devoção (desde que esteja também longe do pecado) é boa, santa e louvável; não mira diretamente porém, a destacar as almas das criaturas e de si próprias , para as unir a Jesus Cristo.

A terceira forma de ser devotos de Nossa Senhora, conhecida e praticada por muito poucas pessoas, é exatamente aquela que agora desvendarei, ó alma predestinada.

Consiste em dar-se inteiramente como escravos a Maria e por meio dela a Jesus; em fazer todas as coisas por Maria, com Maria e como Maria. Passo imediatamente a explicar-te estas palavras.

 

 

NATUREZA E EXTENÇÃO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A MARIA, CHAMADA ESCRAVIDÃO DE AMOR

 

 

É preciso escolher um dia especial para oferecer-se, consagrar-se e sacrificar-se; e isto deve ser feito espontaneamente e por amor, sem receio algum, inteiramente e sem qualquer reserva: nem de bens externos como casa, família, ganhos, nem de bens internos da alma como os méritos, as graças, as virtudes e as satisfações.

É bom notar que com esta devoção a alma imola-se a Jesus por Maria com um sacrifício que não é exigido em nenhuma ordem religiosa: com tudo o que a alma tem de mais querido, até com o próprio direito que teria de dispor a seu bel-prazer as próprias orações e satisfações: de maneira que se põem e se deixam todas as coisas à disposição da Santíssima Virgem, que as aplicará como melhor lhe aprouver para a maior glória de Deus, que ela conhece perfeitamente.

Deixa-se à sua disposição todo o valor satisfatório e impetratório das boas almas de maneira que depois de se ter feito oblação dele, ainda que sem voto, uma pessoa já se não considera mais senhora de si própria, e a Virgem tanto o pode aplicar a uma alma do purgatório para a aliviar e libertar, como a um pobre pecador para o converter.

Também os nossos méritos são confiados com esta devoção às mãos de Maria, mas só para que no-los guarde, aumente e valorize; visto que, de per se, nem os méritos de graça nem os da glória se podem comunicar de uma para outra alma. Todavia, as orações e boas obras oferecemos-lhas para que as aplique a quem melhor entender. E se depois de nos havermos assim consagrado a Nossa Senhora desejarmos ajudar qualquer alma particular do purgatório, salvar qualquer pecado ou favorecer qualquer dos nossos amigos ou inimigos com orações, mortificações, esmolas, sacrifícios, primeiro é necessário pedir-lho a ela e submeter-nos completamente ao que ela dispõe, ainda que o não saibamos. E fiquemos tranquilos que o valor das nossas ações, administrado por aquelas mãos de que o próprio Deus Se serve para nos distribuir as Suas graças e dons, não correrá perigo e será seguramente aplicado segundo a maior glória de Deus!

Disse que esta devoção consiste em oferecer-se e consagrar-se a Maria na qualidade de escravo. Há três classes de escravidão. A primeira é a de natureza: bons e maus, todos somos servos de Deus nesta forma. A segunda é a forçada: são condenados a ela os demónios e os réprobos. A terceira é a voluntária de amor e é com esta precisamente que nos devemos consagrar a Deus por Maria, na maneira mais perfeita que uma criatura se possa consagrar ao seu Criador.

Notai, por outro lado, a grande diferença que há entre um escravo e um servo. Este exige uma remuneração pelos seus serviços, aquele não. O servo pode deixar quando quiser o patrão e serve-o unicamente por um certo período de tempo; o escravo, ao invés, entregando-se-lhe para sempre, não o pode deixar sem incorrer na injustiça. O simples servo nunca cede ao patrão o direito de vida ou de morte sobre a sua pessoa; pelo contrário, o escravo põe-se completamente nas suas mãos, de maneira que o patrão até o poderia fazer morrer sem temor de justiça. Imediatamente se compreende, porém, que uma semelhante forma de escravidão não se pode dar entre homem e homem, mas unicamente entre o homem e o seu Criador. E por isso não se encontram semelhantes escravos entres os cristãos, mas só entre os turcos e os pagãos.

Feliz, mil vezes feliz a alma que, depois de haver sacudido de si com o batismo a escravidão do demónio, se consagra inteiramente a Jesus por meio de Maria como escrava de amor!

 

EXCELÊNCIA DA SANTA ESCRAVIDÃO PROVENIENTE DO FAZER PASSAR PELA MEDITAÇÃO DE MARIA TODA A VIDA DA ALMA

 

 

Ser-me-iam necessárias muitas luzes do alto para descrever perfeitamente a excelência desta devoção; mas roçarei somente como de voo alguns pontos.

 

  1. Consagrar-se desta maneira a Jesus por meio de Maria é imitar Deus Pai, que nos deu o Seu Filho exatamente por meio de Maria; é imitar Deus Filho, que veio a nós por Maria, e, «dando-nos o exemplo para nós fazer-mos como Ele fez», nos convida a ir a Ele pelo mesmo caminho por onde também quis passar, que é Maria Santíssima; é imitar o Espírito Santo, que não comunica as suas graças e dons senão por Maria: «Não é justo», pergunta São Bernardo, «que a graça volte ao seu autor pelo mesmo canal por onde nos foi transmitida?»

 

  1. Ir deste modo a Jesus por Maria redunda em honra do próprio Jesus Cristo, porque damos assim a compreender que nós somos indignos, por causa dos nossos pecados, de nos aproximarmos diretamente e sozinhos da sua infinita santidade e nos é necessário que a Sua Mãe Santíssima faça de nossa advogada e mediadora junto d´Ele, nosso mediador. Assim aproximamos-nos de Jesus como nosso irmão e mediador ao mesmo tempo, e humilhamo-nos diante d´Ele como diante do nosso Deus e juiz; numa palavra, praticamos a humildade, que é a virtude que cativa sempre o coração de Deus.

 

  1. Consagra-se a Jesus por Maria equivale a pôr nas mãos de Maria as nossas boas obras que, porquanto pareçam boas, muitas vezes são muito manchadas e indignas para que Deus, diante de Quem não são puras as estrelas, as olhe e aceite. Por isso nós pedimos à nossa boa Mãe e Senhora a fim de que, recebendo o nosso pobre dom, o purifique, o santifique, o acresça e o embeleze de maneira a tornar-se digno de Deus. Os méritos da nossa pobre alma diante do Pai de família que é Deus são ainda menos do que o que poderia representar aos olhos de um rei a fruta desprezível que um pobre colono apresentasse para pagar o seu aluguer. Mas o que é que faria este homem se fosse atilado ou gozasse ao mesmo tempo dos favores da rainha? Para mostrar a sua benevolência ao camponês e ao mesmo tempo o respeito ao rei, ela extrairia o que de defeituoso ou mau houvesse naquela fruta, pô-la-ia numa salva de ouro, circundando-a de flores. Assim, o rei aceitá-la-ia sem dificuldade, antes, com prazer das mãos da rainha, que quer bem aquele camponês.

Modicum quid offerre desideras? Manibus Mariae tradere cura, si non vis sustinere repulsam. Queres oferecer qualquer pequenina coisa? - pergunta São Bernardo. - Procura apresentá-la pelas mãos de Maria, se não queres receber uma recusa.

Oh, Senhor, como tudo o que fazemos é pouco! Nós, porém, com esta devoção pomo-lo nas mãos de Maria. E uma vez que lhe tenhamos dado tudo, despojando-nos em sua honra de quanto podemos dispor, ela infinitamente mais generosa, por um ovo – como se diz – dar-nos-á um boi; ela dar-se-nos-á inteiramente com os seus méritos e virtudes; colocará os nossos dons na salva de ouro da sua caridade, e como fez Rebeca com Jacob, revestir-nos-á com os ricos e belos vestidos do seu primogénito e unigénito Jesus, ou seja, com os Seus méritos que estão à sua disposição. E assim, como escravos e criados seus, depois de nos havermos despojado de tudo em sua honra, teremos o dobro de vestes, ou seja, bens em profusão (domestici ejus vestiti sunt duplicibus), vestes, ornamentos, perfumes, méritos de Jesus e de Maria cumularão a alma do escravo de Jesus e de Maria, que se despojou de si mesmo e é fiel a esta sua nudez.

 

    1. Consagra-se assim à Santíssima Virgem equivale ainda a praticar no grau mais alto possível a caridade com o próximo, pois damos a Maria o que de mais precioso possuímos, para que disponha em favor dos vivos e defuntos.

 

    1. Com esta devoção põem-se no seguro as graças, os méritos e as virtudes fazendo depositária Maria e dizendo-lhe: «Toma, ó minha amada Senhora; eis aqui o que pude fazer de bem com a graça do teu querido Filho. Por causa da minha fraqueza e inconstância, pelo grande número dos inimigos, que dia e noite me perseguem, não sou capaz de o guardar. Ah, que todos os dias se veem precipitados no lodo os cedros do Líbano e ir acabar no meio dos pássaros noturnos as águias que sobem ás alturas do Sol! Vejo cair mil justos à minha esquerda e dez mil à minha direita; mas tu, minha poderosa e mais que poderosa Princesa, sustém-me para que não caia, guarda os meus bens para que não mos roubem. Em ti deponho como em depósito todos os meus bens; Depositum custodi: scio cui credidi. Sim, bem sei quem tu és, e por isso abandono-me a ti completamente. Tu és fiel a Deus e aos homens, e não hás-de permitir que se perca nada do que se te confia; és poderosa e ninguém poderá assaltar-te ou roubar-te das mãos o que tens em depósito. Ipsam sequens non devias; ipsam rogans, non desperas, ipsam cogitans, non erras; ipsa tenente, non corruis; ipsa protegente, non metuis; ipsa duce, non fatigaris; ipsa propitia, pervenis; e noutro lado: Detinet Filium, ne percutiat; detinet diabolum, ne noceat; detinet virtutes, ne fugiant; detinet merita, ne pereant; detinet gratiam ne effluat. São palavras de São Bernardo, que, no fundo, exprimem o que agora disse. E ainda que não houvesse outro motivo para me excitar a esta devoção, só ao pensar que é um meio seguro para conservar e aumentar em mim a graça de Deus, deveria sentir-me arder de entusiasmo por ela.»

Esta devoção torna a alma verdadeiramente livre com essa liberdade dos filhos de Deus. Desde o momento em que alguém se torne escravo por amor, esta amada Senhora em recompensa, dilata-lhe o coração e fá-lo caminhar a passos de gigante no caminho dos mandamentos de Deus. Afugenta o desgosto, a tristeza, o escrúpulo; de facto, o próprio Senhor ensinou esta devoção à madre Inês de Jesus, como meio seguro para sair das grandes penas e perplexidades em que se encontrava. «Faz-te escrava de minha Mãe», disse-lhe. Fê-lo, e como por encanto cessaram as suas penas.

Para conferir maior autoridade a esta devoção, conviria citar as bulas e indulgências dos sumos pontífices, os decretos dos bispos em seu favor, as confrarias fundadas em sua honra, o exemplo de muitos santos e grandes personagens que a praticaram. Mas tudo isso omito por brevidade.

 

 

PRÁTICAS INFERIORES DA SANTA ESCRAVIDÃO SEU ESPÍRITO E SEUS FRUTOS

 

 

Sobretudo disse que esta devoção consiste em fazer todas as coisas com Maria, em Maria, por meio de Maria e para Maria.

Não basta consagrar-se e entregar-se de uma vez para sempre como escravo de Maria, e não basta tão-pouco repeti-lo todos os meses ou todas as semanas. Seria uma devoção demasiado passageira, que não levaria a alma à perfeição a que se endereça se for bem praticada. Não é difícil inscrever-se numa confraria, nem abraçar esta devoção e recitar todos os dias algumas orações prescritas; o verdadeiramente difícil é entrar no seu verdadeiro espírito interior, que consiste em fazer de modo que a alma, no seu íntimo, dependa e seja escrava da Santíssima Virgem, e de Jesus por meio dela. Tenho encontrado muitas pessoas que exteriormente têm abraçado a santa escravidão, mas poucas que lhe tenham aprendido o verdadeiro espírito e menos ainda que tenham perseverado nele.

 

  1. A prática essencial desta devoção consiste em fazer todas as ações com Maria; ou seja, tomar a Virgem como perfeito modelo de tudo o que se tem para fazer.

 

    1. Para este fim, antes de mais nada, é preciso desprender-se de si próprio e das próprias perspetivas, humilhar-se diante de Deus, como seres incapazes de qualquer bem sobrenatural ou ação meritória para a vida eterna. É preciso recorrer a Nossa Senhora e unir-se às suas intenções, ainda que as desconheçamos; unir-se por meio de Maria ás intenções de Jesus, ou seja, entregar-se ás mãos da Virgem, para que ela aja em nós e faça de nós o que melhor lhe pareça, para a glória do seu Filho, e, mediante Jesus Cristo, para a glória do Eterno Pai: de maneira que não aja nenhum ato da vida interior nem operação da alma que não dependa dela.

 

    1. Fazer tudo em Maria, significa habituar-se a estar recolhidos para poder formar em si próprios um pequeno esboço ou retrato da Santíssima Virgem. Ela será para a alma como o pequeno oratório onde apresenta a Deus as suas orações segura de não ser repelida; será a Torre de David onde se põe ao seguro dos inimigos; a lâmpada acesa para projetar raios de luz até mesmo nas mais recônditas partes da alma e inflamá-la de amor de Deus; a sagrada cela para contemplar Deus nela e com ela: em suma, Maria será para a alma o recurso universal e o seu tudo. Se reza, rezará com Maria, se recebe Jesus na Sagrada Comunhão, confiá-lo-á a Maria, para que lá encontre as suas complacências. Qualquer coisa que faça, fá-la-á em Maria e em tudo fará atos de separação de si própria.

 

    1. Nunca recorrer a nosso Senhor Jesus Cristo senão por meio de Maria, pelo poder de intercessão e crédito que tem junto d´Ele, de maneira que O não encontremos nunca só quando lhe vamos pedir favores.

 

    1. Finalmente, é preciso fazer todas as ações para Maria; isto quer dizer que, como escravos declarados desta augusta Senhora, devemos trabalhar unicamente para ela, para a sua glória e interesse, como fim próximo, e para a glória de Deus, nosso fim último. Em tudo aquilo que a alma faz, deve renunciar ao amor próprio, que se infiltra por toda a parte, sem que nos demos conta; e repetir muitas vezes no âmago do próprio coração: é para vós, minha amada Senhora, que faço isto ou aquilo, que vou aqui ou acolá, que suporto tal pena ou injúria.

 

 

 

TRÊS AVISOS IMPORTANTES

 

 

Livra-te bem de crer, ó alma predestinada, que é mais perfeito ir diretamente a Jesus Cristo ou a Deus. A tua ação, a tua intenção têm bem pouco valor: indo, ao invés por Maria, a ação deixará de ser tua para ser de Maria que opera em ti, e por consequência será muito mais preciosa e digna de Deus. ;

Cuida bem de não te esforçares por sentir a todo o transe, prazer e gosto no que fazer ou dizer; toda a tua palavra ou ação seja antes cheia de fé viva que Maria teve sobre a Terra, e que ela não deixará de te conceder no momento oportuno. Tu, pobre escravo, deixa para a tua soberana a visão clara de Deus, os doces transportes, as alegrias, as riquezas e o gozo, e para ti não procures mais que a fé pura, cheia de desgosto, distrações, aborrecimento e aridez. Diz «Amen, assim seja» a tudo o que faz no Céu Maria, tua soberana, visto que por agora nada de melhor poderias fazer.

Não te aflijas nem te atormentes pelo facto de não poderes gozar imediatamente da doce presença de Nossa Senhora. Esta graça não é concedida a todos... e se quando Deus a concede, por Sua grande misericórdia, a alma não é fiel em recolher-se com muita frequência, perde-a com toda a facilidade. Se te sucedesse uma semelhante desgraça, volta-te docemente para Maria e confessa a tua culpa.

 

MARAVILHOSOS FRUTOS DA PRÁTICA INTERIOR DA SANTA ESCRAVIDÃO

 

 

A experiência ensinar-te-á infinitamente mais do que as minhas palavras: e se fores fiel em praticar o pouco que te ensino, asseguro-te que encontrarás tanta graça e riqueza, que se te encherá de júbilo a alma e tu próprio ficarás surpreendido.

Portanto, trabalhemos muito, alma predileta, e façamos de maneira que por uma fiel prática desta devoção, a alma da Virgem fique unida a nós para nos alegrar em Deus seu salvador. São palavras de Santo Ambrósio: Sit in singulis anima Mariae ut magnificet Dominum, sit in singulis spiritus Mariae ut exultet in Deo. Não julgues que seria mais fácil viver-se no seio de Abraão, chamado paraíso, que no seio de Maria, onde até o Senhor se comprouve edificar o Seu trono. São palavras do sábio padre Guerico: Ne credideris majoris esse felicitatis habitare in sinu Abraha, qui vocabatur paradisus, quam in sina Mariae, in quo Dominus posuit thronum suum.

Esta devoção finalmente praticada, produz na alma uma infinidade de ótimos efeitos, mas o principal é que Maria vem a viver de tal maneira na alma, que já não é a alma que vive, mas é Maria que vive nela e que se torna, por assim dizer, a alma da própria alma. E que maravilha não opera Maria, quando por uma graça verdadeiramente inefável vem a ser a Rainha de uma alma? É a obreira das grandes maravilhas e trabalha sobretudo nos corações, e muitas vezes ás escondidas da própria alma, visto que se esta desse pela conta do que se operava nela, expor-se-ia ao perigo de perder, por causa da vaidade, esta sua beleza.

Maria é a «virgem fecunda» e em todas as almas em que vai viver faz germinar a pureza de coração e de corpo, a retidão das intenções e abundantes obras boas. Não creias, ó alma devota, que Maria, a mais fecunda das criaturas puras que chegou ao ponto de produzir um Deus, permaneça inativa numa alma fiel. Será mesmo ela que fará viver a alma incessantemente para Jesus Cristo, e fará viver Jesus na alma, Filioli mei, quos iterum parturio, donec formetur Christus in vobis (CL 19). Sim, como ao vir ao mundo Jesus quis ser fruto de Maria, assim o é igualmente, para cada alma; e naqueles em que Maria pode mais livremente habitar, vê-se melhor como Jesus é fruto e obra sua.

Em suma, depois de Jesus Cristo, Nossa Senhora é tudo para estas almas: ela aclarar-lhe-á o espírito com a sua humildade, inflamá-lo-á e queimá-lo-á com a sua caridade, purifica-o com a sua pureza, ela nobilita-o e alarga-o com a sua maternidade.

Mas onde vou parar com a pena? Não se podem penetrar estas maravilhas se antes se não experimentarem; são coisas que à pessoa enfunada de ciência e orgulho parecem incríveis, como puras aos devotos e devotas comuns.

 

 

A SANTA ESCRAVIDÃO NOS ÚLTIMOS TEMPOS

 

 

Deus, tendo vindo ao mundo, da primeira vez na humildade e silêncio por meio de Maria, não se poderia afirmar que por meio dela virá também da segunda vez para reinar em todos, como ensina a Igreja, e para julgar os vivos e os mortos? Ninguém sabe como e quando virá; mas bem sei que Deus, cujos desígnios se elevam acima dos nossos, mais que o Céu da Terra, há de vir no tempo e do modo menos suspeitado pelos homens, inclusive os mais versados e competentes na Sagrada Escritura, a qual neste ponto se reveste de misteriosa obscuridade.

Contudo, eu creio também que nos últimos tempos, e talvez mais cedo do que se pense, Deus suscitará grandes homens cheios do Espírito Santo e do Espírito de Maria, por meio dos quais esta divina soberana operará grandes maravilhas sobre a Terra, para destruir o pecado e estabelecer no mundo corrompido o reino de Jesus Cristo seu Filho; é precisamente com esta devoção à Virgem que eu tenho procurado descobrir a passos largos, amesquinhando-a com a minha miséria, estes santos personagens hão-de conseguir tudo.

 

 

PRÁTICAS EXTERIORES DA SANTA ESCRAVIDÃO

 

 

Além da prática interna, esta devoção tem também práticas externas que convém não desprezar nem descuidar.

 

A primeira consiste em oferecer-se num dia especial a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, de quem nos tornamos escravos; para tal fim, comungar e passar o dia em oração. Depois é preciso renovar esta consagração ao menos uma vez por ano, no mesmo dia.

 

A segunda consiste em apresentar todos os anos, no mesmo dia, um pequeno tributo à Santíssima Virgem, em reconhecimento da própria sujeição e dependência, tal como costumam fazer os escravos com os seus patrões. Este tributo pode consistir em qualquer mortificação, esmola, peregrinação ou algumas orações especiais. O beato Marino, como nos deixou escrito São Pedro Damião, seu irmão, todos os anos nesse dia se disciplinava publicamente diante de um altar da Virgem. Eu não peço nem aconcelho semelhante fervor; mas dado que não é muito o que oferecemos a Maria, devemos ao menos oferecer-lho com humildade e gratidão.

 

A terceira é a de celebrar todos os anos com particular devoção a festa da Anunciação, que é com dizer a principal solenidade desta devoção escolhida para honrar e imitar a sujeição a que o Verbo Encarnado se entregou por nosso amor.

 

A quarta parte externa consiste em recitar todos os dias (porém sob nenhuma pena de pecado em caso de omissão) a Coroinha da Santíssima Virgem, formada de três Pai-Nossos e doze Avé-Marias; recitar frequentemente o Magnificat, que é o único canto que temos da Virgem para agradecer a

Deus os Seus benefícios e atrair mais; especialmente convém dizê-lo como ação de graças depois da Sagrada Comunhão, como fazia a própria Virgem Santíssima segundo o juízo do pio Gersone.

 

A quinta é a de trazer uma correntezinha benzida ao pescoço, no braço, no pé e à cintura. Absolutamente falando, esta prática também se poderia omitir, sem qualquer dano na parte essencial desta devoção; porém, seria mau desprezá-la ou condená-la, e não sem prejuízo descuidá-la.

Eis algumas razões porque trazemos este sinal exterior:

1.º) Para nos livrar das funestas cadeias do pecado original ou atual que nos trouxe ligados. 

2.º) Para honrar as cordas e os liames amorosos com que Nosso Senhor se deixou prender para nos tornar verdadeiramente livres a nós. 

3.º) Como se trata de liames de caridade, traham eos in vinculis charitatis, servirão para nos lembrar que devemos agir sempre levados por esta virtude. 

4.º) Para nos recordar, enfim, a nossa dependência de Jesus e de Maria na qualidade de escravos, os quais costumam precisamente trazer correntes. Muitos homens célebres que se haviam tornado escravos de Jesus e de Maria sentiam-se honrados em trazer estas correntes e lamentavam não lhes ser permitido arrastá-las publicamente aos pés como os escravos dos turcos.

Ó correntes preciosas! Mais gloriosa que as coleções de ouro e pedras de todos os imperadores da Terra, pois nos ligais a Jesus Cristo e à Mãe Santíssima e nos servis de distintivo e divisa!

Convém que estas correntes, senão puderem ser de prata, sejam de ferro e feitas de maneira a puderem trazer-se comodamente.

 

CULTURA E DESENVOLVIMENTO DA ÁRVORE DA VIDA

OU SEJA, MODO DE FAZER VIVER E REINAR MARIA EM NÓS

 

 

Compreendestes, ó alma predestinada por meio do Espírito Santo, o que te disse até aqui? Então agradece ao Senhor, pois que se trata de um segredo quase completamente desconhecido no mundo. Se tu encontraste o tesouro escondido no campo de Maria, a pedra preciosa de que fala o Evangelho, agora deves vender tudo para o comprar, deves fazer o sacrifício completo de ti mesma entre as mãos de Maria e perder-te alegremente nela para somente lá encontrares Deus.

Se o Espírito Santo plantou no teu coração a verdadeira árvore da vida, que é a devoção que expliquei, põe todo o empenho em cultivá-la, para que a seu tempo dê fruto. Esta devoção é o grão de mostarda do Evangelho que, sendo embora o mais pequeno dos grãos, chega a ser muito grande, tanto assim que as aves do Céu, ou seja, os predestinados, vão fazer os ninhos entre os seus ramos, lá repousam durante os grandes calores e lá encontram refúgio contra as feras.

Eis aqui, ó alma predestinada, a maneira de a cultivares.

 

1.º) Uma vez plantada num coração fiel, esta árvore prefere estar exposta aos ventos, sem qualquer apoio humano. Sendo uma coisa divina, esta árvore não precisa de nenhuma criatura, que lhe poderia impedir estender os ramos para Deus, seu principio. Assim, também ninguém se deve apoiar na própria indústria e capacidade natural, nem no crédito e autoridade dos homens, mas deve recorrer unicamente a Maria e apoiar-se no seu auxílio.

 

2.º) A alma onde esta árvore tomou raízes, como um bom jardineiro, deve guardá-la continuamente porque ela, viva como é, e destinada a produzir frutos de vida, exige que se cultive e faça crescer sob o olhar ou contemplação da alma. Eis o encargo da alma que quer alcançar verdadeiramente a perfeição: que pense nele com frequência de maneira a ser esta a sua principal ocupação.

 

3.º) É preciso arrancar e aniquilar os espinhos e os cardos, que, crescendo, poderiam sufocar esta árvore e impedir-lhe dar fruto... e isto significa que é preciso estar sempre atentos em despedaçar e desprezar com a mortificação e a renúncia de si próprio, todos os prazeres inúteis e vãs ocupações com as criaturas; em outros termos: crucificar a carne, observar o silêncio e mortificar os sentidos.

 

4.º) Providenciar para que os bichos e os parasitas não danifiquem a árvore. Os parasitas que comem as folhas verdes e destroem toda a mais bela esperança de frutos são o amor próprio e o apego ás comodidades, pois amor próprio e amor à Virgem são duas coisas que jamais poderão conciliar.

 

5.º) Não aproximar dela os animais que são os pecados, que, ao seu contacto, poderiam condenar à morte a árvore da vida.

 

6.º) Regá-la com frequência, cumprindo com fervor os exercícios da piedade, confissões, comunhões e outras piedosa práticas públicas e privadas, sem as quais deixaria de dar frutos.

 

7.º) Não é preciso espantar-se se o vento a agita e sacode, porque é necessário que o vendaval das tentações tente arrancá-la, e os nevoeiros e gelos a circundem para a devastarem; quer dizer que esta devoção à Santíssima Virgem será inevitavelmente atacada e contradita, mas bastará ser perseverantes em cultivá-la para nada se recear.

Se tu cultivares assim a árvore da vida agora plantada em ti pelo Espírito Santo, eu asseguro-te, ó alma predestinada, que em pouco tempo crescerá tanto que as aves do Céu virão a povoá-la e alcançará um desenvolvimento tal que a seu tempo não deixará de dar o fruto da graça, ou seja, o amabilíssimo Jesus, que sempre foi e sempre será o único fruto de Maria.

Feliz da alma em que foi plantada a árvore da vida, Maria; mais feliz aquela em que pôde crescer e florir; felicíssima aquela em que pôde dar o seu fruto: mas feliz sobretudo aquela que goza deste fruto e o conserva até à morte e pelos séculos dos séculos. Amen!

Qui tenet, teneat

 

SÃO LUIS MARIA GRIGNION DE MONTFORT

 

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